Bronca de Moradores Litoral Norte

Possível “pane” no sistema de operadoras provoca prejuízos em todo o litoral

Tamoios News
Foto: Divulgação

Uma possível pane no sistema das operadoras de telefonia celular e de serviços de internet prejudicou os usuários dos serviços bancários em quase toda a região na tarde desta terça(17).

O prejuízo não atingiu apenas os serviços das agências bancárias, mas também, o comércio de uma maneira geral.

Na agência da CEF em Caraguá, painéis encoberto com avisos de “queda no sistema”

Quem precisou sacar dinheiro nos caixas eletrônicos enfrentou o problema em todas as agências: os caixas eletrônicos não estavam operando devido à queda no sistema.

Nos supermercados, bares e lojas, o mesmo problema, não podiam aceitar cartão, pois o sistema estava fora do ar.

Até mesmo, os serviços de telefonia móvel e fixa ficaram prejudicados. As ligações feitas por celular, apontavam “falha na ligação”.

O whatsapp e a internet também ficaram impossibilitados de uso. O prejuízo foi generalizado.

A Vivo não retornou os contatos feitos para justificar o que estaria ocorrendo. Surgiu uma informação, nas redes sociais, no início da noite, de que empresa Vivo estaria fazendo manutenção em seu sistema em Caraguatatuba, o que teria deixado mais de 40 mil clientes do Vivo Speed sem conexão. Segundo as informações, o serviço só seria normalizado na tarde desta quarta(18).

Outra informação, também pelas redes sociais, dava conta de que os cabos da Vivo teriam sido furtados. Sem informações das operadoras fica muito difícil saber o que houve ou o que estaria ocorrendo nos sistema de telefonia e internet em toda a região.

O problema é que a “pane” ocorreu em quase todo o Litoral Norte e, não, apenas em Caraguá. Usuários do sistema de internet também tiveram problema em São Sebastião, Ilhabela e Ubatuba. Aos poucos, por volta das 18h30 os caixas eletrônicos de Caraguá voltaram a funcionar, mas os problemas ainda permanecem nas redes sociais e nas ligações de celulares.

Há tempos, as prefeituras e as associações comerciais da região vem cobrando das operadoras a ampliação de seus sistemas, devido aos constantes problemas com queda da internet e dificuldades de ampliação do serviços aos clientes.

Tem cliente que aguarda há muitos meses a instalação de internet em seu comércio ou residência. A Vivo informa constantemente, principalmente, em Caraguá, que não existe “ponto” sobrando e que é preciso alguém mudar de casa ou de cidade para liberar a internet.

2 Comentários

  • Sou morador da cidade de São Sebastião e onde pela tarde também fiquei sem acesso à rede móvel(TIM) para fazer ligações. E sem acesso à rede fixa(speed VIVO).

  • Estas operadoras de telefonia, todas estrangeiras, vieram para nosso país apenas para faturar o máximo com mínimo de investimento. São as campeãs de reclamações no Procon há anos, mas a Anatel nunca agiu de forma rígida suficiente para botar em ordem este setor que hoje é vital, uma vez que tudo que se faz hoje em dia é direta ou indiretamente dependente da internet. E pelo que se vê, esta situação precária vai continuar por um bom tempo…

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.