Estradas Litoral Norte

Confira como andam as obras na Tamoios

Tamoios News

Obras do trecho de Serra da Rodovia dos Tamoios chegam a 40%

Por Salim Burihan

O Tamoios News, após inúmeras reclamações feitas por usuários da Rodovia dos Tamoios, sobre a falta de orientações para quem utiliza a estrada, principalmente, com relação as operações Pare & Siga, realizadas devido as obras, conseguiu obter com a concessionária, informações importantes que devem esclarecer as dúvidas de nossos leitores.

A rodovia, principal ligação entre o Vale do Paraíba e o Litoral Norte, recebe muitas obras, mas no dia a dia, os usuários reclamam que perdem muito tempo parados na estrada devido as operações Pare & Siga, realizadas em vários trechos. Atualmente, que vai pegar a estrada tem saído com duas horas de antecedência para não perder compromissos no vale ou capital.

Os usuários entendem a importância das obras, mas reclamam da falta de orientações mais precisas por parte da concessionária. Por exemplo, gostariam de saber em quantos trechos ocorrem as operações Pare $ Siga; quanto tempo perdem em cada parada dessas; quantos desvios existem na estrada; e, em quantos trechos existem a redução de faixa. São algumas das muitas dúvidas dos usuários da rodovia.

Concessão

Em 18 de abril de 2015, a Concessionária Tamoios assumiu a administração e operação da Rodovia dos Tamoios, principal ligação entre o Vale do Paraíba e Litoral Norte. Desde então, está sendo empreendido um robusto programa de obras. Saiba o que já foi e o que está sendo realizado para melhorar as condições de tráfego para os usuários.

Duplicação do trecho de Serra

A duplicação do trecho de Serra compreende 21,6 quilômetros de novas pistas – entre o km 60,4 e o km 82 –, dos quais cerca de 15,45 quilômetros estão sendo viabilizados por meio de túneis e viadutos, protegendo a floresta existente. Após a finalização das obras, prevista para 2020, os usuários contarão com duas pistas distintas, sendo que o trecho de serra atual atenderá o fluxo de veículos sentido Litoral e a nova pista atenderá o fluxo de veículos sentido São José dos Campos. Atualmente, as obras têm mais de 40% de seu total concluído.

A duplicação tem 85% da sua área no Parque Estadual da Serra do Mar, o que é um desafio ambiental e de engenharia. Diante disso, o projeto é composto por túneis e viadutos, representando cerca de 72% do total da obra, preservando ao máximo a mata e a diversidade ecológica da região.

Na construção de um dos trechos, será utilizado o “Cable Crane”, um modelo de construção que utiliza um teleférico conduzido por cabos, realizando o transporte de materiais e de pessoas, evitando a abertura de acessos dentro da mata. É a primeira vez no Brasil que essa metodologia é empregada e o projeto recebeu o prêmio Eco de Sustentabilidade da Câmara de Comércio Americana e Jornal O Estado de SP.

Dos seis viadutos em construção, o Viaduto 6, localizado em Caraguatatuba, é o que apresenta a maior porcentagem de avanço, com 93,37% das obras concluídas. Esse viaduto dá acesso ao Túnel 5 que apresenta um avanço de 62,65% com 2.315 metros de escavação.

Além das frentes de obra relacionadas diretamente à construção de túneis e viadutos, 17 outras frentes desenvolvem atividades como drenagem, terraplanagem e pavimentação, totalizando 37 frentes de trabalho. Em breve, serão concluídos quatro quilômetros de duplicação, entre o km 60,4 e o km 64,4, incluindo a Ponte de Paraibuna.

Atualmente, as obras geram 2.694 empregos diretos sendo uma das maiores obras rodoviárias do Brasil.

Trecho de Planalto

A pista entre o km 11,5 e o km 60 foi duplicada pela DERSA – Desenvolvimento Rodoviário S/A em 2014. A Concessionária Tamoios opera e mantém o trecho.

Serviços

Além da realização de obras, a Concessionária oferece aos usuários serviços como monitoramento por câmeras 24 horas, veículos de inspeção de tráfego, guinchos, ambulâncias e UTI móvel, SAU’s – Serviço de Atendimento aos Usuários, Bases Operacionais, veículos de remoção de animais e combate a incêndios e Wi-Fi grátis em toda a extensão da concessão.

Desde o início da concessão, cinco curvas da pista existente do trecho de Serra já tiveram a sua geometria aprimorada, melhorando as condições de segurança e conforto para os usuários. Outras duas curvas estão em obras e terão aumento da área pavimentada em mais de 1.000 metros quadrados.

A empresa também realiza o monitoramento constante da qualidade e obras de conservação do pavimento. Essas obras mantém a pista em bom estado para a segurança do usuário. Em 2017, foram recuperados 36 km de faixa, entre os kms 69 e 81.  Em 2018, até o mês de julho, foram recuperados 8 km de faixa e a previsão é que, até o final do ano, sejam recuperados 26 km de faixa.

Contornos

As obras dos Contornos (Norte e Sul), contarão com 33,9 quilômetros entre as cidades de Caraguatatuba e São Sebastião. Sua construção é realizada pela DERSA – Desenvolvimento Rodoviário S/A e quando concluídos, passarão a ser administrados pela Concessionária Tamoios.

Histórico

Pavimentada em 1957 pelo DER (Departamento de Estradas de Rodagem), a Rodovia dos Tamoios passou por reconstrução de pistas e melhoramentos de traçado antes mesmo da duplicação do trecho de planalto, em 2012. Em 2015 a rodovia passou a ser administrada pela Concessionária Tamoios, após vencer uma concorrência internacional conduzida pela Agência de Transportes do Estado de São Paulo (ARTESP).

Benefícios das obras e da concessão

  • Contribuir para a redução de acidentes por meio do aumento da segurança para os usuários.
  • Agilizar o escoamento da produção, através da otimização da infraestrutura viária para acesso ao Porto de São Sebastião.
  • Promover o reordenamento do tráfego e da rede viária urbana de Caraguatatuba e São Sebastião.
  • Suportar o desenvolvimento econômico do Litoral Norte paulista e gerar empregos.
  • Melhorar as condições do turismo no Litoral Norte.

13 Comentários

  • Boa a iniciativa do Tamoios News obter esclarecimentos da Concessionária Tamoios sobre a situação da Rodovia. Faltou a Concessionária explicar alguns itens. No KM 53, ou próximo, a estrada flui em pista única à aproximadamente 18 meses devido a desmoronamento. Se a Concessionária diz que “opera e faz manutenção”, qual a explicação de tanta demora para solução desse problema que causa enorme desconforto aos usuários que pagam altíssimo taxa pedágio? E com as obras em andamento, porque continua a cobrar o pedágio da serra se de antemão tem conhecimento que não vai dar o conforto com as inúmeras paradas “pare e siga”?

  • Faltou explicar a situação atual dos contornos e prazo previsto para conclusão da obra, se bem que uma marca registrada do governo de São Paulo é o não cumprimento do prazo de finalização das obras. Vide Linhas Amarela e Lilás do Metrô de São Paulo, rodoanel trecho norte, monotrilho para o aeroporto de Congonhas, etc.
    No trecho do planalto falta terminar diversas passarelas e fixar a velocidade máxima compatível com a estrada que está em excelente estado de conservação e sinalização, pois 80 km/h é só para arrecadação de multas.

  • realmente, o limite de 80 km/h, e em alguns trechos ser de apenas 60 km/h, beira o absurdo…..lembrando que a própria Marginal do Tiete, que não tem um trassado tão moderno e seguro como a nova Tamoios, está com velocidade permitida de 90 km/h!!! creio que 100 km/h seria o ideal….

  • É um absurdo a velocidade de 60 e 80 numa rodovia duplicada e nova…. Incompreensível vc terminar a rodovia em São José dos Campos e no perímetro urbano a velocidade é maior que da rodovia moderna e cara…. Já assinei “abaixo assinado” nesse sentido e nada..

  • No anel viário em SJC , se transita a 80km, assim como na antiga pista simples da Tamoios quando a velocidade já era de 80 km . O que justifica a tal teimosia em se manter a 80 km em uma rodovia que prega pela otimização das viagens e até agora não se vê ganhos e uma desproporcional velocidades praticadas nos percursos , pois basta se manter a frente de caminhões ao disciplinado 80 que você vira pastel.

  • O que mais me incomoda no é o pé e é siga…mas sim ter que andar a 60km e 80km em um rodovia duplicada e onde nem tem obras!!! Deveriam rever isso!

  • Má sinalização na rodovia fica induzindo o usuário ao erro ou seja a multa e isso configura crime!!!
    60km e 80 km e em sao jose dos campos 100km???.
    Esperando chegar as minhas multas p contestar!!!!!! E pagar kkkk

  • Sou usuário desta rodovia seis dias por semana. É um absurdo está velocidade de 80km. Sem contar os radares colocados em local apenas para gerar multas e não para enibir os apresadinhos.

  • Com uma pista segura para se dirigir a 100 km/h, colocarem 60 / 80 km/h… estão pedindo para darmos o jeitinho brasileiro e usar o tão bom e velho Wase!!!…… E seguir viagem feliz da vida………..

  • Acho um absurdo a cobrança de um pedágio tão caro numa rodovia onde as obras ainda não estão concluídas,sem contar que com as operações pare e siga,os usuários acabam se atrasando para seus compromissos e aí tendem a andarem mais rápido para poder recuperar o tempo perdido onde acabam sendo multados por radares móveis que se escondem ao longo da rodovia,isso é um absurdo é uma fábrica de fazer multas

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