Litoral Norte Polícia

PM intensifica ações para garantir sensação de segurança à população

Tamoios News
divulgação

                                        PM usa redes sociais para se relacionar mais com a comunidade

Capitão Daniel Lemes durante ação comunitária

Por Salim Burihan

Os índices criminais caíram, a ação da polícia tem sido mais efetiva e rápida, graças ao uso da tecnologia, mesmo assim, a população se sente insegura no Litoral Norte.  Como reverter isso?

O Tamoios News conversou com o capitão Daniel Lemes Garcia, responsável pelo Setor de Planejamento e Operações, do 20º BPMI, com sede em Caraguatatuba, para saber o que a PM vem fazendo para  mudar essa realidade.

“Nossa região teve um crescimento populacional de cerca de 30% nos últimos 10 anos, mesmo diante disso, a polícia vem atuando com maior eficiência, graças, ao uso das novas tecnologias, reduzindo, em muito, os índices de criminalidade no Litoral Norte. Mesmo assim, notamos essa insegurança por parte da população, infelizmente”, disse o capitão Daniel.

Televisão– O capitão Daniel, disse acreditar, que essa sensação de insegurança, é resultado, possivelmente, de programas policiais que as pessoas assistem na televisão, que deixam a população do Litoral Norte apreensiva, mesmo, que os casos apresentados, ocorram nas grandes cidades e não, na região. “O Litoral vive uma realidade diferente da capital”, comentou.

Segundo ele, reverter essa sensação de insegurança, vem sendo o maior desafio da PM no Litoral Norte, hoje, sob o comando do Tenente-coronel Cézar Eduardo. “Estamos promovendo ações como a Vizinhança Solidária, onde repassamos informações sobre a queda no número de ocorrências como homicídio e roubos violentos, mostrando que a região está bem mais segura, apesar do aumento populacional”, explicou.

Comunidade– Segundo ele, essas reuniões com a comunidade permite uma maior proximidade da PM junto a população, bem como, saber quais são os maiores problemas de cada bairro. “ Em alguns bairros, o problema é o trânsito; em outros, são os furtos. Conhecendo esses problemas fica mais fácil buscar a solução. A comunidade passa a ser parceira da PM no enfrentamento do crime”, disse.

O capitão informou que a PM tem investido muito em tecnologia, como câmeras, radares, computadores de bordo, equipamentos, que agiliza o atendimento às ocorrências e ajudam a impedir a ação de criminosos.

Redes Sociais– A PM tem utilizado as redes sociais, como o facebook, por exemplo, para publicar a queda nos índices e informar  ações e programas comunitários desenvolvidos no Litoral Norte.  Ele disse que o trabalho tecnológico e científico tem sido muito bem feito pela corporação em nossa região.

Atividade delegada-Um convênio firmado entre a PM e as prefeitura, que permite ao policial, no contra turno de seu serviço, recebe uma remuneração da prefeitura, para prestar serviço. Segundo o capitão Daniel, esse serviço amplia, e muito, a segurança nos municípios que possuem a atividade delegada.

Atualmente, atividade delegada vem funcionando em Ilhabela e Caraguá. Em São Sebastião, o convênio já foi definido e a atividade deve começar em breve. Em Ubatuba, a PM ainda conversa com a prefeitura para acertar o convênio.

Principais ocorrências– O capitão Daniel informou ,que entre as principais ocorrências, hoje,  estão os furtos de celulares e de bicicletas. “A principal ocorrência é o roubo de smartphone, devido ao alto valor dos aparelhos. As pessoas devem evitar usá-los nas ruas, nos pontos de ônibus, pois os marginais percebem e praticam o roubou ou furto. É recomendado que evite manusear o aparelho nesses locais”, orientou.

 

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.