Litoral Norte Notícias

1ª Edição da Virada Sustentável envolve mais de 1500 pessoas

Tamoios News
Divulgação

A primeira edição da Virada Sustentável São Sebastião – Ilhabela registrou o engajamento de mais de 1500 pessoas entre os dias 6 e 7. Foram aproximadamente 50 atividades com foco no social, arte, cultura local e meio ambiente, que proporcionaram um fim de semana com experiências enriquecedoras em ambientes gratuitas à beira-mar.

Em Ilhabela, as atividades se concentraram no sábado (7), e em São Sebastião (6), no Instituto Verdescola e Fatec/Etec. Além dos eventos na Rua da Praia, em São Sebastião, no dia 8, em que centenas de estudantes, moradores e turistas puderam participar de oficinas criativas, exibições de documentários, rodas de conversa com temáticas como cenários futuros e economia colaborativa, peça de teatro, shows abertos, práticas esportivas, atividades zen e leituras de livros e poesias.

Com patrocínio da EDP e engajamento da população, cultura caiçara, língua portuguesa e arte com reaproveitamento estiveram em evidência entre as experiências que agitaram os dias de evento. Já na sexta-feira, a contadora de histórias Neide Palumbo encantou participantes com causos e letras de música populares de São Sebastião. No domingo, foi na casa Chão Caiçara na Rua da Praia onde todos paravam para se deliciar com um café de garapa, iguarias preparadas artesanalmente e ouvir poesias declamadas ao som do dedilhar do violão.

“A EDP tem muito orgulho de apoiar iniciativas que valorizam a cultura e a conscientização, como a Virada Sustentável. O evento, além de promover a história caiçara, colocou a língua portuguesa como foco, incentivando os visitantes a conhecerem mais sobre o nosso idioma”, afirma Pedro Sirgado, gerente executivo de Meio Ambiente da EDP.

Uma peça de teatro relembrou mitos da região

Além dessas experiências, uma peça de teatro, também apoiada pela marca, relembrou mitos da região de forma lúdica e divertida ao cair do dia. E para que uma lembrança pudesse ser levada para casa, na oficina de encadernação, participantes criaram livros com passagens sobre a cidade com capa de papelão reaproveitado.

Esses são alguns bons exemplos da programação repleta de atividades para todas as idades e interesses relacionados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que serviram de base da agenda da Virada Sustentável São Sebastião – Ilhabela. Após os três dias de boas discussões e atitudes, o que ficou, além da vontade de mais atividades como essas abertas ao público e repletas de engajamento, foi a satisfação de termos tantas pessoas dispostas a contribuir com o meio ambiente e bem-estar da sociedade.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.