Cidades Meio Ambiente

Caraguá estima reduzir transbordo de lixo em 40% com implantação da coleta seletiva

Tamoios News
Foto: Arquivo/PMC

Município promove audiências públicas em junho para discutir assunto com a comunidade e implantar serviço

Por Juliane Zapparoli, de Caraguatatuba

A coleta seletiva de lixo é um procedimento que equivale à separação e o recolhimento dos detritos descartados por empresas e pessoas. Assim, os materiais que podem ser reciclados são separados do lixo orgânico (restos de carne, frutas, verduras e outros alimentos). O assunto será discutido em uma audiência pública em Caraguatatuba, no próximo dia 6 de junho.

Recentemente, a Prefeitura de Caraguá divulgou a contratação de uma empresa para coleta seletiva de lixo em todo o município. Segundo informou a administração municipal, o processo está em andamento para licitação.

Após a implantação da coleta seletiva, Caraguá estima que diminuirá cerca de 40% o lixo levado para Jambeiro.

“Faço coleta seletiva em casa, pois na minha cidade [Santa Branca] tinha e sei da importância de separar o lixo em sacolas diferentes, mesmo não tendo o serviço aqui [em Caraguatatuba]. É necessário esclarecer a população sobre a importância que a coleta seletiva trará para nossa cidade”, afirmou a dona de casa e estudante, Célia Amaral.

Ex-proprietária de uma empresa de coleta seletiva de Joinville (SC), onde atuou por oito anos, Cristiane Demarchi mora em Caraguatatuba e diz que a coleta seletiva é importante para minimizar os impactos ambientais e aumentar a vida útil dos aterros sanitários.

Entrevistada pelo Tamoios News, Cristiane Demarchi ressaltou importância da coleta seletiva para Caraguá

“Sabemos que já ocorreram alguns acidentes com este transporte na serra, onde todo lixo e chorume (líquido escuro do lixo) escorreu para o solo afetando o lençol freático”, completou.

A ideia da gestão Aguilar Junior (PMDB) é reforçar os serviços das cooperativas gerando mais empregos e renda ao cidadão.

O secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Marcel Georgetti, destaca a importância da coleta seletiva para a sustentabilidade, pois esses materiais que são considerados “lixos” podem ser reutilizados. “Sem essa separação não é possível reciclar nenhum material que é recolhido pelos serviços comuns das prefeituras”, disse.

Segundo a prefeitura, o serviço em Caraguatatuba será levado a todos os bairros e a coleta será feita porta a porta, em residências, condomínios, comércios, órgãos públicos, entre outros pontos.

Reuniões – Serão realizadas duas audiências públicas. A primeira será no dia 6 (terça), às 19h, no auditório do Módulo – Campus Centro.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.