Caraguatatuba Saúde

Instituto confirma que macaco morreu por Febre Amarela

Tamoios News

Saúde alerta a população para que colabore com os trabalhos do município, tome a vacina e comunique qualquer morte suspeita de macaco

Por Salim Burihan

O Instituto Adolfo Lutz confirmou que o macaco adulto da espécie bugio encontrado no Sertão dos Tourinhos, região Norte da cidade, morreu devido a febre amarela.

O animal foi localizado morto, dentro da área que pertence ao Parque estadual, no dia 15 deste mês.

Foi recolhido pela equipe do CCZ(Centro de Controle de Zoonoses) e suas amostras encaminhadas para análises pelo Instituto Adolf Lutz.

Ontem, quarta (28), veio à confirmação da morte do animal por febre amarela. É o primeiro caso de macaco encontrado morto na cidade por este tipo de doença.

A Secretaria de Saúde, logo após a localização do macaco morto, no dia 15 passado, iniciou um trabalho no bairro, como medida de prevenção.

A Secretaria de Saúde, mobilizou funcionários dos setores da Vigilância Epidemiológica (VE), Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Atenção Básica, enfermeiros e Agentes Comunitários de Saúde (ACSs).

Na visita feita casa a casa, no entorno do bairro Sertão dos Tourinhos, os agentes da saúde procuraram saber quais pessoas que tomaram vacinas, as que possuem restrição e as que se recusam a receber a imunização.

Segundo o secretário de Saúde, Amauri Toledo, cerca de 15 mil pessoas ainda precisam buscar as Unidades Básicas de Saúde para receberem imunização. O secretário informou que não há registro de casos de febre amarela em humanos no município.

Alerta

O veterinário do CCZ, Guilherme Garrido, alerta a população para que colabore com os trabalhos do município, tome a vacina e comunique qualquer morte suspeita de macaco.

“Sempre que houver a identificação de primatas com mudanças de comportamento (mais lentos) ou mortos, por favor, peço a todos que entrem, imediatamente, em contato com o CCZ (3887-6085) ou, aos finais de semana com o Corpo de Bombeiros (193) e Defesa Civil (199), que seremos notificados de imediato”, recomenda.

De segunda a sexta-feira, as Unidades Básicas de Saúde de Caraguatatuba seguem com os procedimentos de imunização conforme horário de cada sala de vacina.

As pessoas que não foram vacinadas deverão procurar a UBS de referência para receber a vacina contra a febre amarela. A Prefeitura informa ainda que a Secretaria de Saúde realizou a vacinação casa a casa nos meses de abril e maio em todo município e esteve em domicílios da região Norte, por diversos dias; além de disponibilizar à população stands em locais públicos aos finais de semana e no período noturno

 

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.