Caraguatatuba Política

Prefeitura aplica 25 autuações em fiscalização de áreas invadidas

Tamoios News
Foto: Cláudio Gomes/PMC

A ação conjunta realizada pela Prefeitura de Caraguatatuba para impedir a ocupação irregular de áreas no bairro do Golfinhos, resultou em 13 autuações de obras, seis notificações e seis levantamentos de cadastros, num total de 25 vistorias.

Participaram da ação nessa segunda-feira (18), as secretarias de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Urbanismo e Serviços Públicos, além do apoio da Polícia Militar Ambiental. A ação visa coibir a invasão de lotes, o desmatamento sem permissão legal e a construção irregular em áreas públicas e particulares.

Durante todo o dia, foram identificados lotes invadidos na avenida Alice Arouca, rua Andradina Garcia dos Reis e vias adjacentes. A constatação da invasão é feita por um aparelho GPS que recebe as coordenadas do local e identifica a área como sendo particular ou pública.

No caso de invasão em área pública, o setor Jurídico da Prefeitura é acionado para tomar as providências para a remoção do invasor. Quando a área é particular, o setor de Cadastro da Prefeitura é acionado para fornecer os dados do proprietário, que será notificado, a fim de tomar as medidas jurídicas necessárias para reaver a área.

O fiscal de Posturas da Secretaria de Urbanismo, Alex Catapani, explica que na maioria dos casos, o proprietário do terreno não tem conhecimento de que sua área foi invadida. “Por isso, é importante que os donos de lotes visitem periodicamente seus imóveis. Fica mais fácil impedir o estabelecimento de um grileiro logo no início”.

Outra dica que o fiscal dá é, na hora de comprar um lote, sempre verificar a legalidade do imóvel. “Procure a Prefeitura antes de investir”.

A intenção da Prefeitura é realizar esse tipo de fiscalização periodicamente para evitar mais invasões.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.