Caraguatatuba

Projeto audacioso pretende fomentar turismo na região do Camaroeiro

Tamoios News
Perpectiva artística do primeiro projeto apresentado pela Prefeitura de Caraguá no final de 2016

Por Josiane Bittencourt, de Caraguatatuba

Um projeto que pode ser considerado, no mínimo, audacioso está nos planos de sair do papel em Caraguatatuba. Denominado Complexo Turístico Mirante do Camaroeiro (antigo Mirante da Prainha), a obra está sendo considerada pela atual Administração como uma das mais importantes a ser viabilizada durante a gestão do prefeito Aguilar Junior (PMDB).

Segundo as informações da Prefeitura de Caraguá, a proposta é no alto do morro, até então denominado Mirante da Prainha, construir dois restaurantes, bondinho, arena para eventos, centro de exposições e o que a gestão está chamando de funicular (vagões em trilhos e cabos) para a subida até o morro.

Além disso, o local contará ainda com um bondinho (teleférico), que ligará o Camaroeiro até um Farol, que será construído no morro da Martim de Sá. “Uma das atrações do complexo, o bondinho (teleférico) fará passeio panorâmico entre o Camaroeiro e o Farol instalado no Morro da Martim de Sá. A implantação do farol, ou mesmo sua ampliação e reforma, seguirá as determinações exigidas pela Marinha”, informou em nota a assessoria de imprensa da Prefeitura.

Outra proposta da obra, que tem previsão preliminar de entrega no final de 2018, é fomentar o turismo náutico local atraindo, inclusive, navios de Cruzeiro para a cidade. “Uma estrutura para o receptivo deverá ser instalada como, por exemplo, píeres para o desembarque da tripulação”, destaca a prefeitura.

Questionada sobre a questão do calado dos navios e se a região tem profundidade suficiente para receber este tipo de embarcação, a Prefeitura explicou: “Geralmente os navios ficam fundeados em toda extensão do canal devido à sua profundidade e utilizam embarcações de menor porte para o traslado de passageiros”.

A reportagem do Portal Tamoios News questionou a Prefeitura de Caraguá em relação ao valor do investimento e se haveria uma perspectiva artística desta obra para ilustrar a matéria,  no entanto, a assessoria de imprensa disse que estas informações serão divulgados somente no próximo dia 20 de abril, quando o prefeito deve anunciar um pacote de obras.

Caso antigo

No final de 2015 uma movimentação de caminhões no Morro da Prainha gerou uma série de especulações e questionamentos a antiga gestão. Na época e depois de muitos questionamentos a então administração confirmou que o local seria transformado em um ponto turístico, incluindo mirante natural, espaço para visitação e lazer de moradores e turistas.

Na época a expectativa da antiga administração era fazer com que Praça e Mirante do Morro da Prainha ficassem prontos até 2017. A Prefeitura calculava que, para colocar o projeto em prática, seria gasto R$ 1,7 milhão apenas com as obras do mirante, com estrutura e paisagismo. Além desse valor, havia os custos da retirada e transporte de terra, na ordem de R$ 1,5 milhão.

1 Comentário

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.