Ilhabela Saúde e Bem Estar

Outubro Rosa: Prédios e monumentos ganham iluminação especial

Tamoios News
Divulgação/PMI

Monumentos, Paço Municipal e espaço cultural já estão iluminados. Campanha reforça a importância do diagnóstico precoce 

 

Os prédios e monumentos de Ilhabela ganham neste mês iluminação rosa em apoio ao movimento Outubro Rosa, que visa conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. Paço Municipal, Câmara, Espaço Cultural da Praia Grande, Fazenda Engenho D’água e monumentos pela cidade já receberam a iluminação, que também será colocada no Hospital Mário Covas.

“O Outubro Rosa é um movimento internacionalmente conhecido pelo laço cor de rosa que simboliza a luta contra o câncer de mama. Estamos com ações durante todo mês para intensificar a conscientização da importância do diagnóstico precoce. Iluminar nossos prédios e monumentos é um reforço, mesmo que simbólico. É nosso dever, como administrador, oferecer todos os meios de prevenção e conscientização sobre o câncer de mama”, diz o prefeito, Márcio Tenório.

O serviço de troca de lâmpadas está sendo executado pela Secretaria de Serviços Urbanos, em parceria com a equipe de manutenção da Secretaria de Saúde. Segundo Carlos Alberto Vieira Silva, eletricista responsável pela iluminação, foram trocadas cerca de 30 lâmpadas.

No final do mês, o rosa será substituído pelo azul, em apoio ao Novembro Azul, que visa conscientizar os homens para a prevenção do diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Divulgação/PMI

Atividades – A Secretaria de Saúde divulgou nessa terça-feira (3), o cronograma de atividades em prol da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, do colo de útero e doenças sexualmente transmissíveis. A campanha tem como objetivo atender o maior número de mulheres com ações em escolas, Unidades Básicas de Saúde, além de outras atividades visando conscientizar sobre a atenção e a importância de receber um diagnóstico precoce do câncer de mama, considerando seu impacto na vida de quem passa pela doença.

“É um movimento internacionalmente conhecido pelo laço cor de rosa que simboliza a luta contra o câncer de mama, é o momento certo para intensificarmos as ações que realizamos durante o ano em Ilhabela, reforçando os cuidados que elas devem ter permanentemente com exames preventivos”, destaca o secretário da pasta, Marco Antônio Gênova.

As ações terão início nesta quarta-feira, 4, das 8h às 17h na UBS da Água Branca, com consultas, testagens e roda de conversa, os mesmos serviços serão prestados no dia 10 na UBS do Itaquanduba, das 13h às 17h; dia 11 na UBS do Perequê das 8h às 17h; dia 19 na UBS da Armação das 8h às 17h; dia 20 na UBS da Barra Velha das 8h às 17h; dia 21 na UBS da Vila das 8h às 14h; dia 25 na UBS da Costa Sul das 8h às 17h e dia 26 na UBS do Alto da Barra das 13h às 20h.

No Centro de Especialidades da Vila haverá rodas de conversas com profissionais sobre detecção precoce do câncer de mama e seus diversos aspectos. No dia 21 de outubro acontecerá uma série de atividades esportivas e caminhada, uma parceria entre o Nasf (Núcleo de Apoio a Saúde da Família), Academia de Saúde e Secretaria de Esportes e Lazer. A comitiva sairá as 8h da Base da Polícia Militar, que fica próxima a Balsa, com chegada na Praia do Perequê (Base Alpha).

Já no dia 29 de outubro acontece a 5ª edição da Remada da Prevenção, na Praia do Perequê, em breve será divulgado o horário da ação.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.