Polícia São Sebastião

Em 5 meses mais de 290 atendimentos são feitos pela Patrulha Maria da Penha

Tamoios News
Patrulha Maria da Penha, em São Sebastião. Foto:André Santos/PMSS

A secretaria de Segurança Urbana (SEGUR) fez um balanço do número de atendimentos feitos pela patrulha “Maria da Penha” instituída pela Guarda Civil Municipal (GCM). Segundo o levantamento, em apenas cinco meses, foram feitos 292 atendimentos sendo 89 referentes às medidas protetivas.

Implantada no mês de abril a patrulha “Maria da Penha” tem como principal objetivo atender às vítimas de agressão e violência doméstica. Para isto, uma equipe específica, com agentes treinados e viatura caracterizada, foi exclusivamente destacada pela SEGUR para compor a Patrulha.

De acordo com o comandante da GCM, Edgar Celestino, desde o início do ano a corporação vem desenvolvendo o chamado programa mulher que inclui a patrulha, cursos de defesa pessoal promovidos na região central e na Costa Sul da cidade. “Fazemos o primeiro atendimento, mas, também acompanhamos os casos semanalmente seja com novas visitas ou com ligações telefônicas e com isso, o resultado do trabalho tem sido bastante positivo”, avaliou Celestino.

O comandante explicou que todos os casos são separados por pastas de cores diferentes e relativas a gravidade de cada caso. “Já tivemos casos que quando chegaram para nós eram considerados gravíssimos e depois de muito trabalho e do acompanhamento feito pela patrulha hoje deixaram de oferecer riscos à vítima. Isto é sinal de que estamos no caminho certo”, complementou.

Medidas Protetivas – Medidas Protetivas são ações expedidas pelo Poder Judiciário, para que a vítima, quando denuncia o agressor, possa ter o resguardo do poder público quanto a sua segurança. Pode ser, por exemplo, a restrição de distância em que o autor do crime pode se aproximar da denunciante.

 

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.