Litoral Norte São Sebastião

SAMU inaugura nova sede no Litoral Norte

Tamoios News
Fotos: Leonardo Rodrigues/ TN

Nova sede no Centro de São Sebastião é maior e opera com novos equipamentos

 


Por Leonardo Rodrigues

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Litoral Norte (SAMU) inaugurou a nova sede na manhã de hoje (14), na Rua Maranhão, nº 54, Vila Amélia, Centro de São Sebastião. A área maior, com 450 m2 (a anterior era metade), é mais próxima das unidades de saúde, como o HCSS e a UPA Central, além também de está perto da saída da balsa, como também do entroncamento viário que permite seguir tanto para a Costa Sul, como para Norte do município.

A coordenadora geral do SAMU do Litoral Norte, Dilmara Oliveira Abreu ressalta que a inauguração nesta quarta-feira não foi apenas de endereço, mas também de equipamentos. “Na antiga sede tínhamos muitos problemas de telefonia, e na qualidade das gravações. Hoje nós inauguramos tudo novo, desde o mobiliário, internet, equipamentos. Tudo novo”.

Como a Central de Regulação do SAMU funciona 24 horas por dia, a coordenadora chama a atenção à operação de transição entre a antiga unidade e a nova sede. “Planejamos e nos dividimos em equipes nos dois imóveis enquanto acontecia a mudança. Conseguimos fazer essa transição sem prejudicar o serviço, que é ininterrupto. Não houve um minuto sequer interrompido”, destaca.

Na inauguração, representantes do Serviço de Atendimento nos municípios vizinhos, além do prefeito Felipe Augusto, vereadores e autoridades. O prefeito considerou a inauguração da nova sede como parte das ações da atual gestão de reorganização dos espaços públicos. “O SAMU está na ponta de esperança de uma vida”, considerou Felipe Augusto ao falar do trabalho da equipe.

Para o chefe do Poder Executivo sebastianense, a antiga sede do SAMU – no mesmo bairro, estava “logisticamente equivocada”. “Ficava distante do hospital, em uma rua secundária e com três semáforos no entorno. Agora está melhor posicionada e com deslocamento fácil. Além de atender todas as normas do Ministério da Saúde que regula o serviço”, avaliou o prefeito ao anunciar ainda a chegada de três ambulâncias nos próximos meses.

Além do novo endereço, maior e com destaque à logística, Felipe Augusto também ressalta em seu discurso a questão da economia. “Antes se pagava um aluguel de R$ 9 mil por mês, agora passamos para um aluguel de R$ 7 mil”, observa. Contudo, o prefeito também admite que a nova sede do SAMU está na previsão do Governo Municipal para desapropriação.

Há 8 anos fundado na região, o SAMU é responsável por receber todos os chamados do Litoral Norte, pela regulação e despacho de todas as ocorrências, nos quatro municípios. Suas atividades são coordenadas por São Sebastião. Da inauguração, em novembro de 2010, até hoje, a regulação, que fica na Central em São Sebastião, já atendeu 310 mil solicitações.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.