Meio Ambiente Ubatuba

Instituto da Árvore planta mudas frutíferas no Fórum de Ubatuba

Tamoios News
Fórum de Ubatuba

Jovens da capoeira do IA e funcionários do judiciário se envolveram no plantio de mudas da Mata Atlântica

A área externa do Fórum de Ubatuba está mais arborizada. Foram plantadas recentemente vinte mudas de espécies frutíferas nativas da Mata Atlântica no gramado do entorno do prédio. As mudas foram doadas pelo Instituto da Árvore (IA) e produzidas a partir do Projeto Viveiro IA, patrocinado pela Petrobras.

“A gente trouxe araçá vermelho, ameixa nativa, grumixama, uvaia, cambucá, cabeludinha, juçara e tarumã”, disse a engenheira florestal e coordenadora do projeto Viveiro IA, Yara Defavari. Segundo ela, as espécies foram selecionadas considerando o ambiente, o que já estava plantado, o solo e as condições de sol e sombra. O próprio Fórum solicitou que todas as espécies fossem frutíferas.

O capoeirista e colaborador do IA, Emanuel Ramos, e o viveirista do instituto, Luiz Claro, prepararam o local e abriram as covas que receberam as mudas. Oito jovens de 11 a 17 anos que participam da capoeira no instituto realizaram o plantio junto com funcionários do Fórum.

Foi o caso de Ryan Andrade Cardoso, 12 anos, morador do Perequê-Açú. Ele disse que achou muito bom e fácil plantar as mudas. Outro jovem que participou foi João Pedro Lanzilotti, 14 anos, que frequenta a capoeira desde os 10. “As frutas vão servir de alimento para as pessoas, os pássaros e outros animais”, lembrou ele, que contou ter plantado mudas de tarumã e uvaia.

Os próprios funcionários do Fórum cuidarão das mudas para que elas cresçam e se desenvolvam. Eles receberam do IA uma ficha com informações sobre as espécies que plantaram e como cuidar delas.

Plantador veterano – O plantio entusiasmou de maneira especial o funcionário Eduardo Peres de Oliveira, 62 anos, vigia do Fórum de Ubatuba há 20 anos. Ele foi o responsável pela introdução de boa parte das árvores existentes na área externa do Fórum, de espécies como ingá-macaco, jaqueira, jambeiro, abacateiro, aroeira e araçá, muitas já grandes.

“Quando viemos para cá, há 10 anos, não havia árvores, havia alguns coqueiros e o gramado. E acho que a melhor coisa que tem é plantar árvores frutíferas, que atraem insetos e pássaros, além de fazer sombra”, resumiu Oliveira. Animado, o plantador disse que no futuro espera ver a área externa do Fórum cheia de árvores como um parque, ou até um jardim botânico, que vai atrair muitos pássaros.

Eduardo Peres de Oliveira, vigia do Fórum de Ubatuba, em frente à árvore que plantou 10 anos atrás

Projeto educativo e cultural no judiciário

O plantio fez parte da primeira ação do projeto cultural chamado “Artistas em Movimento – Despertando Sentimentos”, que acontece até dezembro no Fórum de Ubatuba. O projeto busca mudança de paradigmas, trazendo ao ambiente forense movimentos culturais que deixem o local mais leve e agradável aos funcionários e usuários.

O juiz diretor do Fórum de Ubatuba, Fabricio José Pinto Dias, acompanhou a estreia do projeto. Dias realizou o plantio de uma muda de araçá-vermelho, pela qual ficou responsável. “Esse tipo de iniciativa faz com que o ambiente forense fique um pouco mais leve, porque o Fórum sempre foi um local de angústia, sofrimento, dor. Iniciativas como essa só tem a enriquecer e tirar esse peso que o Fórum carrega”, disse o juiz diretor.

A responsável pelo projeto “Artistas em Movimento – Despertando Sentimentos” é a assistente social do Judiciário de Ubatuba, Marilu Mariano da Silva. Ela esclarece que o tribunal de Justiça já vem incluindo eventos culturais em diversos Fóruns do Estado de São Paulo. O que Silva fez foi trazer o projeto para o Fórum de Ubatuba.

Abertura do evento no salão do auditório do juri

“A ideia é trazer essa parte cultural pro Fórum através da apresentação de jovens inseridos em projetos sociais e ao mesmo tempo apresentar para eles um ambiente novo, sobre um outro olhar, que seria o Fórum, o judiciário”, explica. Na visão de Marilu, “o jovem não tem que entender o judiciário apenas para estar lá como preso, como testemunha ou como réu, mas para conhecer o outro lado, das possibilidades do trabalho, de estudar mais, de ser um advogado, de prestar um concurso, de ter novas perspectivas na vida”.

Além do plantio das mudas, a estreia do projeto contou com um tour pelo interior do Fórum onde os jovens do IA puderam interagir com funcionários e aprender mais sobre o trabalho do poder judiciário. Depois, uma roda de capoeira agitou a área externa com a presença especial do Mestre Jequié (Mandinga), do Mestre Glauber do Centro Cultural Capoeira e do professor Izamilton (Ligeirinho).

Jovens que participam de atividades no Instito da Árvore são apresentados ao ambiente forense

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.