Previsão do Tempo

Alerta de vento forte e ressaca deixa litoral de sobreaviso

Tamoios News
Foto: Bia Schumacher/Divulgação

Defesas Civis estão em alerta para a possibilidade da chegada de uma frente fria, que deve trazer chuvas, ventos fortes e ressaca

Por Gustavo Nascimento, de São Sebastião

Após a incidência do vento forte no último final de semana que pegou de surpresa os municípios da região, principalmente Caraguatatuba e Ubatuba, há um alerta de vento forte e aumento da ondulação marítima para este final de semana, divulgado pelo Instituto Pro Mar.

Nesta quinta-feira (18), a mesma ONG que presta um serviço de utilidade pública, fez uma atualização das previsões e confirmou que os modelos estão alinhados para condições severas do tempo. Segundo a previsão, o aumento dos ventos e da ondulação marítima será sentido principalmente na noite do próximo sábado (20) e início da madrugada de domingo (21).

As equipes da Defesa Civil da região estão alertas para atender eventuais ocorrências nos municípios. Ubatuba, por exemplo, ainda executa trabalhos de recuperação do vendaval do último final de semana. Os maiores danos foram referentes às quedas de árvores. Estima-se que a velocidade do vento tenha chegado por volta de 50 km/h.

A Prefeitura de Caraguatatuba também emitiu um alerta de ressaca e ventos fortes para este final de semana, baseado em um documento da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil. Segundo o documento, no sábado (20), há possibilidade de chuva no final do dia, com momentos de intensidade forte e longa duração.

No domingo, as chuvas podem aumentar de intensidade nas primeiras horas do dia. À tarde, a chuva deve continuar acompanhada de fortes rajadas de vento.

Foto: Ricardo Hiar

Balsas – A dúvida frequente de leitores do Portal Tamoios News foi com relação ao serviço de travessia de balsas entre São Sebastião e Ilhabela. À reportagem, a Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S/A) afirmou que está ciente da possibilidade de fortes ventos.

Segundo a companhia, a travessia somente será interrompida caso os ventos ultrapassem os 25 nós (46 km/h), estabelecidos pela Autoridade Marítima como margem de segurança. “Também interrompemos o serviço caso as condições de mar não ofereçam segurança para a navegação”, explicou.

Em nota, a Dersa também recomenda que os usuários programem a vigem antecipadamente e acompanhem a situação das travessias nos canais de informação – www.dersa.sp.gov.br, twitter @travessiasdersa e telefone 0800-7733 711.

Emergência – Em caso de emergência, acione a Defesa Civil – 199 ou Corpo de Bombeiros – 193.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.