Previsão do Tempo

ONG emite alerta de condições severas de vento e do mar para o litoral

Tamoios News

Segundo estudos da Iniciativa Pro Mar, vento forte e aumento da ondulação terão início nesta quinta (18)

Por Gustavo Nascimento, de São Sebastião

Executando um serviço de utilidade pública sobre as condições do tempo e do mar, a IPM (Iniciativa Pro Mar) emitiu alerta esta semana em que prevê vento em rajadas frequentes e ondulação desde a quinta (18), às 8h, até terça (23), à meia-noite.

Segundo as informações da IPM, desta vez os ventos e a grande ondulação formada terão origem no quadrante E (leste).

“Desta forma, a atuação sobre as áreas costeiras será diferenciada, deixando ainda mais expostas aos seus efeitos cidades como Búzios, proximidades do cabo de São Tomé por Norte, Ilha Grande, Parati, Caraguá, São Sebastião, Guarujá, face Leste de Ilhabela, entre outras que geograficamente estejam expostas aos ventos de Leste”, aponta.

Quanto às condições marítimas, a previsão é que as ondas possam atingir entre 2,7 e 3,5 metros em todo o final de semana – de sexta-feira a domingo, praticamente em todo Litoral Sul de SP até a região dos Lagos e Norte do RJ.

Já os ventos entre sexta-feira (19) e segunda-feira (22) à tarde ficarão na média de 42,5 a 51,8 km/h, com rajadas bastante constantes entre 64,8 e 88,8 km/h.

“Áreas insulares e Cabos devem ter exposição ampliada aos efeitos dos ventos, assim como o Canal de São Sebastião/Ilhabela já na tarde de sexta e praticamente todo o final de semana”, afirma o instituto em nota.

As condições do tempo que provocarão as rajadas de vento e aumento da ondulação marítima devem-se a uma massa de alta pressão de grande força e extensão organizada no Oceano Atlântico, atuando entre duas massas de baixa pressão que deixaram o Sul do Brasil.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.