Sem Categoria

Prefeitura abre inscrições para Guarda Mirim nesta sexta-feira

Tamoios News

São 30 vagas por processo seletivo e outras 30 vagas distribuídas por programas sociais

A Prefeitura de Caraguatatuba abrirá nesta sexta-feira (29) as inscrições para o processo seletivo da Guarda Mirim Municipal. São 30 vagas destinadas ao processo seletivo que será realizado no dia 22 de julho. As inscrições encerram no dia 13 de julho, às 23h30 e poderão ser feitas pelo site da Prefeitura.

Para se inscrever é necessário ter entre 14 e 16 anos e 11 meses até a data de início do Curso de Formação para Guarda Mirim (31/07); morar em Caraguatatuba por no mínimo três anos; estar matriculado e frequentar o Ensino Fundamental ou o Ensino Médio em algum colégio da rede pública de ensino ou em colégio particular mediante apresentação de documento que comprove bolsa integral de estudo (Bolsa de 100%); ter renda familiar de até três salários mínimos. Outros requisitos deverão ser consultados no site da prefeitura.

A prova escrita será aplicada no dia 22 de julho de 2018, às 9h10, na escola municipal EMEF Doutor Carlos de Almeida Rodrigues, situada naAvenida Pernambuco, nº 1.101, bairro Jardim Primavera e terá duração de três horas.

Vagas e turnos

As outras 30 vagas serão distribuídas por programas sociais geridos exclusivamente pela prefeitura, para pessoas em situação de vulnerabilidade social que serão selecionadas pelo corpo técnico da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania.

As vagas serão distribuídas em dois períodos (manhã e tarde), com carga horária de até 20 (vinte) horas semanais.

O projeto socioeducativo tem como objetivo contribuir com a formação profissional e cidadã desses adolescentes. Os participantes receberão uniformes e uma bolsa auxílio de 60% do salário mínimo (R$ 572,40).

O programa

O Programa de Aprendizagem da Guarda Mirim terá dois anos de duração, sendo que no primeiro ano o adolescente será aspirante à Guarda Mirim. Após um ano e concluído o curso preparatório, o jovem passa a ser Guarda Mirim. A carga horária é de 25 horas semanais, dividido em dois períodos (manhã e tarde). As atividades serão desenvolvidas em horário contrário ao período escolar.

O aspirante à Guarda Mirim (primeira fase) passará pela pré-aprendizagem e formação que contará com conteúdos de disciplinas da Base Nacional Comum, aulas de cultura caiçara, que abordarão aspectos históricos e geográficos da região, em especial Caraguatatuba, além de aulas de legislação, cidadania e atividades e projetos complementares.

Já o Guarda Mirim (segunda fase) realizará o curso de formação profissional ministrado por uma instituição ainda a ser escolhida, mediante a legislação vigente, para que os jovens sejam inseridos no mercado de trabalho pelo Projeto Primeiro Emprego.

Nesta fase, os integrantes receberão orientações em temas como Defesa Civil, atividade física, ética, cidadania, noções gerais de direito e direito constitucional, noções gerais de legislação e trânsito, além de noções básicas de ecologia e preservação do meio ambiente.

 

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.