Turismo Ubatuba

Trilha subaquática é atração de lazer do Verão na Ilha Anchieta

Tamoios News
Foto: Priscila Saviolo/ Divulgação

As trilhas, com duração aproximada de 1h, possuem paradas em pontos que estimulam a percepção do ambiente marinho 

Por Raell Nunes

O Verão já chegou no Litoral Norte e os cerca de 3 milhões de turistas que devem passar pela região nesta época ganharam mais uma atração. Trata-se das trilhas subaquáticas, que acontecem do dia 8 a 14 de janeiro, no Parque Estadual Ilha Anchieta (PEIA), em Ubatuba.

A trilha subaquática tem um tempero diferente, pois além das belezas naturais da superfície da Ilha Anchieta, ela tem parte de seu percurso preparado para ser percorrido mergulhando. Existem, também, práticas de mergulho livre, aquário natural e caiaque, incluindo a trilha das mudanças climáticas, que é terrestre.

Segundo a Fundação Florestal, durante as atividades, são ensinadas técnicas de mergulho, uso de equipamento e cuidados. As trilhas, com duração aproximada de 1h, possuem paradas em pontos que estimulam a percepção do ambiente marinho e a sua importância, assim como os impactos que vem sofrendo e medidas para sua conservação.

Conforme a Secretaria do Meio Ambiente do Estado, a trilha subaquática tem extensão de 350 metros na ida pelo fundo mar e mais 500 metros de retorno por terra, pela chamada Trilha do Engenho.

A diversão é garantida, mas o visitante pode aprender mais sobre ecossistemas marinhos: os fatores bióticos (organismos vivos) e fatores abióticos (elementos físicos e químicos do ambiente) que interagem entre si, com transferência de energia e matéria entre esses componentes, ao entrar em contato com algas, peixes coloridos, estrelas do mar (como a rara “estrela vermelha”).

Toda programação na Ilha Anchieta é grátis. No Entanto, os interessados deverão pagar a taxa de acesso ao Parque Estadual Ilha Anchieta, que é R$ 14 por pessoa. Além disso, os viajantes precisam providenciar por conta o acesso a ilha, que pode ser realizado por barco ou escuna. Há quatro pontos de saídas, onde é possível encontrar opções: Toninhas, Itaguá, Enseada e Saco da Ribeira.

Outras atividades – De 8 a 28 de janeiro, das 10h às 16h, os turistas e moradores poderão fazer as trilhas histórico-cultural e do Engenho de forma monitorada. Nestes percursos de nível fácil, são abordados tanto os aspectos históricos como ambientais da ilha, oferecendo  um ensinamento teórico ao visitante que poderá compreender melhor a função do Parque Estadual Ilha Anchieta.

O parque também oferecerá exposições, como a Tenda Oceano, onde voluntários do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (USP) realizam uma exposição com exemplares de organismos marinhos, orientam sobre o lixo, cadeia alimentar e a profissão do oceanógrafo.

A unidade de preservação também contará com exposições sobre a Restinga e o projeto Mantas do Brasil. No Espaço Infantil, a criançada poderá ler livros e colorir desenhos da fauna e flora da Ilha Anchieta. A dica nesta tenda é estimular a interatividade entre pais e filhos.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.