Ubatuba Verão

Verão em Ubatuba: conheça cinco praias para aproveitar durante a estação mais quente do ano

Tamoios News
Fotos: Raell Nunes

Há lugares paradisíacos e de fácil acesso na cidade, que podem receber os visitantes de braços abertos

Por Raell Nunes, de Ubatuba

Uma afirmação quase quase unânime entre quem mora e visita Ubatuba é “o que há de mais belo na cidade são as praias”. No entanto, também é possível afirmar que o contexto natural da cidade, incluindo mata atlântica, trilhas para observação de pássaros, cachoeiras e os passeios históricos são atrativos que garantem satisfação e fazem valer a pena a saída de casa.

Apesar do leque de opções, as praias ainda estão entre os destinos que encantam mais as pessoas. Muitos turistas querem relaxar, ler um livro, tomar uma água de coco, se livrar do estresse excessivo e da cansativa rotina de trabalho diário, ou simplesmente pensar ao ar livre. O Litoral Norte pode propiciar esse panorama sem grandes dificuldades.

Há quem goste de passear de barco ou lancha e conhecer as ilhas que Ubatuba possui, fazendo um tour pelas ilhas do Promurim e Maranduba, Ilha dos Porcos, Ilha Anchieta – com mais de sete praias – e a famosa Ilha das Couves, reconhecida internacionalmente como um dos lugares mais lindos do mundo.

Como alguns lugares só se tem acesso pelo mar, nem todos conseguem facilmente os encantos naturais de Ubatuba. Todavia, há lugares paradisíacos, que não apresentam dificuldades para se chegar e, que podem receber o visitante e sua família de braços abertos.

Na praia da Fortaleza, há formações rochosas e grutas

Na região Sul, a Praia da Fortaleza, que tem entrada na BR-101 (rua que se ingressa na Praia Dura), na altura do km 68, tem águas calmas e cristalinas. Possui uma orla com cerca de 1 km e é cercada por mata atlântica. No canto direito se tem uma vista atraente, com pedras gigantes e formações rochosas – colocando a máscara de mergulho dá para ver peixes no mar.

Na praia do Costa, as águas são tranquilas e cristalinas

Antes de chegar na Fortaleza, passando Vermelha do Sul, é possível fazer uma visita a selvagem e ao mesmo tempo pacata Praia do Costa. Ela possui 300 metros de extensão e um pequeno rio para se refrescar. Após estacionar na estrada, há uma trilha de 30 metros que se faz a pé, ouvindo os pássaros cantarem. É uma boa opção para fugir do acúmulo de pessoas no Verão do Litoral Norte.

Quem pretende ir a região central, pode conhecer, depois de passar pelas praias Grande, Tenório e Vermelha do Centro, a Praia do Cedro. Depois de seguir uma estrada de terra, há uma descida no meio da mata para chegar neste pequeno paraíso. Areia fina, água transparente, é realmente um cenário de filme. Com poucas ondas e maré baixa, as crianças brincam tranquilamente. É apropriada, também, para quem prática o esporte stand up padlle.

Praia do Félix: muita sombra e água fresca

Já no lado Norte, o turista ou morador pode conhecer a Praia do Félix, que tem por volta de 1,1 km de extensão. As árvores ao redor proporcionam sombra agradável para quem quer fugir um pouco do sol do Verão, que muitas vezes geram temperaturas entre 34 a 40 C°. O acesso é feito pela BR-101, no km 33, antes do posto da Polícia Rodoviária Federal. Por conta da época, essa praia fica mais cheia de pessoas.

Paisagem tropical ao lado da Praia do Português

Fazendo uma breve trilha pelo canto direto da Praia do Félix, onde há pedras e mata, é viável acessar a pequena e aconchegante Praia do Português. Lá, a água é transparente e tudo parece uma piscina natural. Houve testemunhos de pessoas que avistaram tartarugas marinhas nadando no local. Mais à frente se encontra um espaço com grama e coqueiros naturais com cerca de 20 metros de altura.

Piscina natural na praia do Português

As belezas naturais do Litoral, incluindo Caraguá, São Sebastião e Ilhabela, vão atrair, conforme estimativa da Polícia Rodoviária, mais de 2 milhões de turistas no decorrer da temporada de Verão. Ao adentrarem nessas cidades, os visitantes poderão entender melhor o sentido da música, interpretada por Jorge Bem Jor, que diz: “Moro num país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza”.

Vista do Mirante da Praia Brava da Fortaleza

1 Comentário

  • É um grande desafio para autoridades que não querem enchergar ou parecem que levam vantagem em não ver ou passarem despercebidos por intercessão próprio
    Vocês já observaram o números de barracas nas praias principalmente na praia grande? Tiraram todo território da areia. E vocês sabe quem domina isso?
    Donos de quiosque. Que comercializa esses espaços cobrando aluguel das mesmas será que eles também são donos da areia e espaço? Nós proprietário de imóveis sentimos humilhado pois não podemos usar esses espaços tirado de nós
    Por conta de comerciantes mesquinhos e autoridades incompetente que não quer enchergar esse problema ou será que estão levando vantagem nisso também
    Fica aqui nosso protesto.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.