Ubatuba Verão

Aquário de Ubatuba recebe cavalos-marinhos criados em Fazenda Marinha

Tamoios News

Parceria entre instituições foi firmada nesta terça (31) no litoral

Cinco cavalos-marinhos da espécie Hippocampus reidi, sendo quatro machos e uma fêmea, criados na Fazenda Marinha da Vale, localizada no Terminal da Ilha Guaíba, em Mangaratiba (RJ), ganharam recentemente uma nova casa: o Aquário de Ubatuba, no litoral Norte de São Paulo.

A ação faz parte de uma parceria entre as instituições, cuja celebração ocorreu hoje (31), durante um evento. Estes curiosos animais integram hoje a lista nacional e internacional dos animais ameaçados de extinção.

Uma série de fatores contribui para esse cenário, são eles: a degradação dos habitats naturais desses animais, como manguezais e recifes de coral, captura acidental (pesca de arrasto), exploração para uso medicinal, uma vez que algumas culturas acreditam que os cavalos-marinhos podem curar doenças, artesanato (ornamento e amuletos) e retirada desses animais da natureza para cria-los em cativeiro, prática fortemente criticada e combatida.

A parceria foi firmada por meio do contato feito pelos responsáveis do Projeto de Conservação do Cavalo-Marinho da Fazenda Marinha da Vale ao Aquário de Ubatuba, após a identificação de uma paridade de ideias entre as duas instituições, uma vez que ambas desenvolvem trabalho focado na educação ambiental, fomentando a preservação de espécies e do meio ambiente.

Além disso, a presença desses animais no Aquário de Ubatuba será de extrema importância para o andamento do projeto de pesquisa desenvolvido pela equipe técnica do Aquário, que tem como objetivo criar estratégias para a conservação e reprodução dessa espécie, e o fornecimento de subsídios para que os filhotes possam se desenvolver até ficarem adultos (fase mais crítica do processo).

O Aquário de Ubatuba fica localizado na rua Guarani, 859 – Itaguá, Ubatuba.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.