Caraguatatuba Cultura

Grupo Galpão apresenta espetáculos gratuitos em Caraguá

Tamoios News
Os Gigantes da Montanha Foto: Guto Muniz

Considerado um dos mais atuantes grupos de teatro do país, Galpão faz apresentações nesta quinta e sexta-feira na Praça do Caiçara

Por Adriana Coutinho

O Grupo Galpão traz toda a magia e encantamento do teatro para Caraguá nesta quinta-feira (24) e sexta-feira (25) na Praça do Caiçara no centro da cidade, às 20h. As apresentações são livres e gratuitas. Considerado um dos mais antigos e atuantes grupos de teatro do país, apresenta ao Litoral Norte dois de seus mais recentes espetáculos – Os Gigantes da Montanha e De Tempo Somos – um sarau do Grupo Galpão.

Na quinta-feira (24), Os Gigantes da Montanha, dirigido por Gabriel Villela e escrito por Luigi Pirandello, narra a chegada de uma companhia teatral decadente a uma vila mágica, povoada por fantasmas e governada pelo Mago Cotrone. O clássico atemporal do dramaturgo italiano é uma alegoria sobre o valor do teatro – e, por extensão, da poesia e da arte – e sua capacidade de comunicação com o mundo moderno, cada vez mais pragmático e empenhado nos afazeres materiais.

Já na sexta-feira (25), com o espetáculo De Tempo Somos – um sarau do Grupo Galpão, dirigido por Lydia Del Picchia e Simone Ordones, realiza um sonho antigo do grupo de celebrar, com o público, o encontro da música e do teatro, um novo formato de espetáculo e festa, que resultou em um CD de mesmo nome, produzido por Chico Neves, lançado no ano passado. “A cantoria é a celebração do encontro, da festa, da disposição para seguir em frente – apesar de tudo que nos faz pender para o chão – do espírito libertário e contestador inerente a toda reunião festiva”, explica Lydia Del Picchia.

Grupo Galpão – Criado em 1982, em Belo Horizonte, tem sua origem ligada à tradição do teatro popular e de rua, com montagem de peças dirigidas por Gabriel Villela, Cacá Carvalho, Paulo José, Yara de Novaes e Marcio Abreu, o Galpão formou sua linguagem artística criando um teatro que dialoga com o popular e o erudito, a tradição e a contemporaneidade, o teatro de rua e o palco, o universal e o regional brasileiro.

Em sua trajetória de 35 anos, o grupo tem 23 espetáculos, 100 prêmios brasileiros, participação em 48 festivais internacionais e 75 nacionais, cerca de 3 mil apresentações em 270 cidades e 18 países, com um público de aproximadamente 1.800.000 espectadores. Há quase 20 anos, o grupo conta com o patrocínio da Petrobras – espetáculos, temporadas nacionais, turnês por todas as regiões do Brasil e presença em festivais proporcionados por conta dessa parceria. A RHI Magnesita também patrocina o grupo.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.