Cultura São Sebastião

II REENCONTRO DOS POVOS INDÍGENAS

Tamoios News

Por Maria Jaislane 

O II Reencontro dos povos indígenas, na aldeia Guarani Ribeirão Rio Silveira, localizada no bairro de Boracéia, Costa Sul de São Sebastião, iniciou nesta sexta-feira (10). 

De acordo com o Cacique, Adolfo Timóteo, a reserva não é mas uma terra centralizada como antigamente. Com o passar do tempo, foi expandindo os grupos de famílias indígenas. Hoje, na reserva da costa sul existem cinco aldeias, definidas como: Grupo do Silveira, Grupo da Porteira, Centro, Rio pequeno e a cachoeira, em cada uma há um líder representante, entre tanto, todas são comandadas pelo o Cacique.  

Cacique Adolfo

O reencontro dos Povos Indígenas é aberto ao público, para que todos possam visitar e participar, conhecendo dessa forma a cultura e se informando, ainda mais, sobre os assuntos em questão, como a política social, a demarcação de terra, levando também informações sobre a educação indígena, para que possam entender todo o desenvolvimento das aldeias.   

“O dia do índio é em Abril, mas, realizamos esse evento no intuito de fazer com que as pessoas venham nos visitar, e conhecer a nossa cultura, não só no dia do índio”, diz o Cacique.  

O índio Fabiano, em indígena Kuaryay, nasceu em Paraty (RJ), mas mudou-se para a Reserva Guarani Ribeirão Rio Silveira, ainda muito pequeno, onde apreendeu com o seu avô a tocar o instrumento chamado Mymby, entre outros instrumentos, repassados por seus ancestrais.    

“Acho muito legal quando tem esse tipo de evento aqui na reserva, porque nos dá mais energia e força para lutar pela nossa origem”, diz Kuaryay, 18 anos.  

As atrações estão abertas para todos e o evento irá até o próximo domingo (12), das 10 às 16 horas, com comidas típicas, artesanatos e diversas apresentações e atividades, entre elas, danças dos xondaros e xondárias, cantos, a tradicional pintura corporal, competições de arco e flecha, lutas corporais, e outras manifestações da cultura como a corrida de tora e os cantos sagrados, que expressam toda a força e sabedoria da comunidade 

Para participar do evento, pede-se a contribuição espontânea da população com 1kg de alimento não perecível.

2019

A programação para o ano que vem (2019), dispõe desde já um projeto para a construção de uma pequena aldeia. Em busca de parcerias que possam ajudar, por meio de doações, o cacique explica a objetividade para essa construção, aonde segundo ele possibilitará a presença de outras etnias nos próximos eventos. 

“Temos projetos para a construção de uma pequena aldeia, para receber os parentes e visitantes. Pois quando há outras etnias aqui, é ainda melhor para a extensão da cultura, proporcionando uma troca de informação e conhecimento, e observando também, a maneira como os índios estão vivendo em outras regiões do nosso país”, explica.  

Serviço: 

Dias 10 a 12/08 

10h às 16h | Local: Aldeia Indígena Rio Silveira – Bairro Boracéia – São Sebastião/SP 

Próximo evento: 

Na primeira semana do mês de setembro – do dia 07 ao 09, haverá uma programação para a comemoração do Ano Novo Guarani.

Aonde acontecerá uma cerimônia e logo após haverá rituais Indígenas.  

Para mais informações, entrar em contato pelos telefones: 

(11) 94231-7570 – (13) 99641-2644 

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.