Cultura Ilhabela

Ilhabela: Confira a programação dos “Concertos de Ano Novo” na Baía dos Vermelhos

Tamoios News

O Instituto Baía dos Vermelhos realiza os “Concertos de Ano Novo” em Ilhabela, de 28 a 30 de dezembro. Serão quatro apresentações com artistas brasileiros de renome internacional no Teatro de Vermelhos, em meio à mata atlântica. As apresentações marcam também a inauguração do piano alemão Blüthner, fruto da parceria entre Vermelhos, a Fundação Alfred-Heingold e a Blüthner, uma das principais fabricantes de piano do mundo.

A primeira apresentação da programação de final de ano será do compositor, arranjador e multi-instrumentista Egberto Gismonti, que se apresenta no dia 28, às 20h30. Gismonti é um dos principais nomes da música brasileira, com forte penetração tanto na música erudita, jazz ou na popular. Além das atividades com gravação e espetáculos, faz inúmeras trilhas sonoras para teatro, cinema, balé e especiais de TV. No seu concerto em Vermelhos, apresentará obras de sua autoria em um concerto de piano e violão.

No dia 29, sobe ao palco o pianista Nelson Freire, reconhecido internacionalmente como um dos maiores pianistas em atividade e, com frequência, comparado a figuras lendárias como Rachmaninov, Cortot, Hofmann, Rubinstein e Gould, sendo um dos integrantes da série Great Pianists of the 20th Century, da gravadora Philips. Ao longo de cinco décadas e com atuações em cerca de 70 países, se tornou uma estrela de máxima grandeza no cenário internacional. A revista Time o considerou como “um dos maiores pianistas desta ou de qualquer outra geração”.

“Nelson Freire, que veio ao Teatro de Vermelhos em 2016 e 2017 e se encantou com a beleza e a acústica do nosso teatro, volta para mais uma apresentação neste final de 2018. É um privilégio ver que um dos maiores pianistas do mundo se sente em casa na Ilhabela”, afirma Samuel Mac Dowell de Figueiredo, diretor do Instituto Baía dos Vermelhos.

Também participa da apresentação do dia 29 à noite a pianista Juliana Steinbach, que desponta no cenário internacional como uma das artistas mais aclamadas de sua geração. Nascida na Paraíba e criada na França, tem se apresentado regularmente nas grandes salas de concerto de Paris e em outros grandes palcos europeus. Já se apresentou como solista com orquestras como a Filarmônica de Nice, Sinfônica de Budapeste, Sinfônica da Paraíba e a Rundfunk Blasorchester Leipzig e também em recitais solo e de músicas de câmara. A franco-brasileira foi laureada por diversas fundações e é vencedora de inúmeros prêmios internacionais.

Também no dia 29, a soprano Carla Cottini, o barítono Homero Velho e o pianista Ricardo Ballestero fazem uma apresentação de música de câmara. Carla tem se destacado por integrar em suas performances belo timbre e marcante presença cênica. Homero Velho, por sua vez, é um dos artistas mais requisitados da cena lírica nacional e internacional, participando e interpretando papéis principais em algumas das mais famosas obras do gênero. O professor Ricardo Ballestero apresenta-se com frequência em recitais no Brasil e no exterior, tendo colaborado com cantores e instrumentista, entre outras lugares, em Nova York, Filadélfia, Detroit, Boulder, Denver, Princeton, Ann Arbor, São Paulo e Brasília.

No dia 30, haverá o grande concerto sinfônico da passagem do ano. Com orquestra e coro regidos pelo maestro Júlio Medaglia, o programa conta com as participações da soprano Carla Cottini, da mezzo-soprano Ana Lúcia Benedetti, do barítono Homero Velho e do tenor Paulo Mandarino. O concerto apresentará grandes obras de Beethoven, como o quarto movimento da 9ª Sinfonia – a ‘Ode à Alegria’ – e a “Fantasia Coral”, além de outras obras de grande expressão de Händel, Haydn, Verdi e Mozart; e dando sequência a uma programação iniciada em 2017 e a ser mantida anualmente, premiará o vencedor do programa  Prelúdio/2018 da TV Cultura, neste ano o trompetista de 15 anos Erick Venditte, com uma participação especial nos Concertos de Ano Novo de Vermelhos.

Piano novo – Para as apresentações de Nelson Freire, Egberto Gismonti e demais pianistas que participam dos Concertos de Ano Novo, o Instituto Baía dos Vermelhos contará com o piano Blüthner, uma das principais marcas mundiais do instrumento. Com isto, dará início à parceria estabelecida com a Fundação Alfred-Heingold, da organização Blüthner, para o fornecimento dos principais modelos de piano da tradicional marca alemã para as atividades culturais e educacionais da instituição brasileira. Por recomendação de Nelson Freire, Juliana Steinbach foi a Leipzig, Alemanha, para escolher o piano que estará em Ilhabela em dezembro.

Fundada por Julius Blüthner em 1853 e desde os anos 1960 liderada por Ingbert Blüthner-Hassler, a Blüthner manteve os pianos da sua marca entre os melhores fabricados no mundo. Destruída por bombardeios em 1943, na II Guerra Mundial, foi reconstruída pela família Blüthner para em poucos anos ser estatizada e apropriada pelo governo da Alemanha Oriental. Em 1989, com a queda do Muro de Berlim, foi reassumida pela família de seus fundadores e mantém a sua produção no primeiro nível da indústria mundial de pianos. Desenvolve, igualmente, um intenso programa de apoio à revelação de novos talentos em todo o mundo, sempre sob a liderança de Ingbert Blüthner-Hassler, que agora assinou o acordo de cooperação com o Instituto Baía dos Vermelhos.

Programação

– 28 (sexta-feira), 20h30 – Egberto Gismonti, piano e violão

– 29 (sábado), 16h – Carla Cottini/soprano, Homero Velho/Barítono e Ricardo Ballestero/piano

– 29 (sábado), 20h30 – Nelson Freire, piano, e Juliana Steinbach, piano

– 30 (domingo), 18h – Concerto Sinfônico, orquestra e coro, Júlio Medaglia/regência, Carla Cottini/soprano, Paulo Mandarino/tenor, Ana Lúcia Benedetti/mezzo-soprano, Homero Velho/barítono e Erick Venditte/trompete, vencedor do Prelúdio 2018

SERVIÇO

Festival Vermelhos – Concertos de Ano Novo

Data 28 a 30 de dezembro – Sexta e Sábado, às 20h30; Sábado, às 16h; Domingo, às 18h

Local: Teatro de Vermelhos (Avenida Governador Mário Covas Júnior, 11.970 – Ponta da Sela – Ilhabela/SP)

Classificação etária: Livre

Ingressos

Ingresso Rápido – www.ingressorapido.com.br

Pontos de venda:

– Teatro de Vermelhos/Bilheteria – Av. Governador Mário Covas Jr, 11.970 (três horas antes dos espetáculos)

– Ponto das Letras – Rua Dr. Carvalho, 146 – Vila – Ilhabela/SP

– Sérgio Hette Imóveis – Rua Dr. Carvalho, 2 – Vila – Ilhabela/SP

– Via Marina Imobiliária – Av. Riachuelo, 6.730 – Bexiga – Ilhabela/SP

Sobre o Instituto Baía dos Vermelhos – O Instituto Baía dos Vermelhos é o mantenedor do Centro Cultural Baía dos Vermelhos. Concebido como instrumento de execução de um programa de integração social, é uma instituição sem fins lucrativos dedicada à produção e difusão cultural. Está situado em Ilhabela, São Paulo, em meio à Mata Atlântica e nas proximidades da Baía dos Vermelhos, cujo nome faz referência ao “Vermelho”, peixe típico da região. Os espaços que integram o Centro Cultural são o Teatro de Vermelhos e o Anfiteatro da Floresta, onde são realizados os concertos musicais e demais espetáculos; a Sala do Fosso, reservada para a música de câmara; e a Residência de Vermelhos, criada para os programas de criação e ampliação de oportunidades no campo das manifestações artísticas e culturais. Saiba mais http://vermelhos.org.br/.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.