Cultura São Sebastião

Barra do Sahy sedia neste sábado(10) Sarau Cem Anos de Urupês

Tamoios News

Para celebrar um século do livro que consagraria a figura do Jeca Tatu, o Hotel Aldeia de Sahy, na costa sul de São Sebastião, promove no sábado(10), um encontro com Marcia Camargos, biógrafa de Monteiro Lobato, e curadora da sua obra infanto-juvenil e adulta, lançada pela Editora Globo.

Jornalista brasileira, radicada na França, Marcia Camargos participará de dois eventos culturais em Barra do Sahy no sábado(10)

Tido por Monteiro Lobato, dono de um corrosivo senso de humor, como mais uma das suas “lorotas”, Urupês se transformaria em estrondoso sucesso de público e de crítica.

A obra hoje centenária tem origem nos debates suscitados pelas queimadas no Vale do Paraíba, onde ficava a fazenda herdada do avô.

Visionário, ao implementar modernas técnicas para desenvolver a produção de grãos, Lobato depara-se com este arraigado costume da roça. Envia então violenta denúncia à seção “Queixas e Reclamações” do Estado de S. Paulo, condenando a prática de atear fogo à mata. “Uma velha praga”, de 1914, seguido pelo artigo “Urupês”, um mês depois, provocaram intensa polêmica.

Estimulado pela repercussão dos seus textos, o escritor resolveu editar Urupês por conta própria na Revista do Brasil, comprada com os recursos da venda da fazenda Buquira.

O volume, que reunia contos, crônicas e artigos, não poderia ter acolhida mais entusiasta. Com 30 mil exemplares vendidos até 1925, traduzido para o espanhol e o inglês, Urupês é, antes de tudo, uma tentativa de decifrar o país, exposto em suas páginas sem eufemismos, na mais crua realidade. Por isso, cem anos depois, esta obra carregada de simbologia continua atual, mantendo o frescor e o poder de encantar e surpreender os leitores.

A programação conta com poesias, literaturas, manifestações culturais espontâneas e música ao vivo, com dois trios: “Trio de Choro”  (Antônio Werneck, saxofonista, Guilherme Negão percussão e Zé Garcez violonista ) e “Corda, Zabumba e Violoncelo”  ( Sônia Lopes, cantora e violonista, Laura Azevedo, percussionista, e Gustavo Rocha, violoncelista )

Sobre a autora:

Marcia Camargos é escritora e jornalista com um pós-doutorado em história pela USP, tem 27 livros publicados, e prepara a adaptação de Urupês voltada aos jovens. A autora, que mora em Paris, acabou de escrever La guerre en douceur e Paris, 32 de maio, suas estreias na língua francesa. Ela veio especialmente participar deste evento que celebra Monteiro Lobato, cuja obra entra em domínio publico a partir de janeiro de 2018.

Serviço:

O que: Sarau Cem Anos de Urupês
Quando: 10 de novembro, das 20:00h às 23:00h.
Onde: Hotel Aldeia de Sahy, Av. Adelino Tavares n° 64, Barra do Sahy, São Sebastião -SP
+55 12 3863 6366
Entrada Franca

 

 

 

 

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.