Eventos e shows Ubatuba

Ubatuba: Banda O Mangue lança CD no Projeto Tamar nesta sexta(16)

O CD “IGBÁ AYÊ: ESTUÁRIO DO MUNDO” mistura o rock com ritmos tradicionais brasileiros como maracatu, coco, samba, ijexá e outros

O Projeto TAMAR protege as tartarugas marinhas no Brasil há 38 anos, através de pesquisa e conservação, inclusão social, sensibilização e educação ambiental. A música é uma das formas de ampliar a mensagem da preservação, e artistas de vários cantos do Brasil participam desse trabalho. Saiba como a música pode salvar a natureza e conheça o Movimento Tamarear em www.tamar.org.br

No dia 16 de novembro, às 20hs, o espaço cultural do Projeto Tamar de Ubatuba recebe a apresentação musical da banda O Mangue, lançando seu primeiro CD “Igbá Ayê: Estuário do Mundo”. Contemplado pelo edital de gravação e circulação de álbum inédito do Proac em 2017, o CD é um lançamento independente e a apresentação musical no Tamar terá entrada gratuita.

Da influencia nordestina, a banda herdou a calorosa presença de palco e o amor incondicional aos tambores, fortemente presentes em todas as músicas pelas mãos e baquetas de Gabriel de Toledo (bateria e voz), Digo Amazonas (alfaias) e Ivan Silva (congas), que compõe a salvaguarda percussiva do som. Na linha de frente, as afiadas cordas de baixo (Juari Dovenas), guitarra (Marcos Mossi) e voz (Bruno Ferrari) garantem o que se espera de uma banda de rock afro-brasileiro em tempos de caos.

O toque do berimbau na faixa-intro Igbá sugere começar um disco de música regional, mas o clima muda imediatamente quando entra Estuário do Mundo, faixa de abertura que soa como um carimbo tocado por uma banda de rock, atravessado por um maracatu, com temperos de afro-samba e algumas pitadas de rap nacional.

O Projeto TAMAR começou em 1980 a proteger as tartarugas marinhas no Brasil. A Petrobras é a patrocinadora oficial do TAMAR, por meio do Programa Petrobras Socioambiental. A Fundação Pró-TAMAR é a principal executora das ações do PAN – Plano Nacional de Ação para a Conservação das Tartarugas Marinhas no Brasil do ICMBio/MMA. O TAMAR trabalha na pesquisa, proteção e manejo das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no país, todas ameaçadas de extinção: tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta), tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata), tartaruga-verde (Chelonia mydas), tartaruga-oliva (Lepidochelys olivacea) e tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea). Protege cerca de 1.100 quilômetros de praias e está presente em 26 localidades, em áreas de alimentação, desova, crescimento e descanso das tartarugas marinhas, no litoral e ilhas oceânicas dos estados da Bahia, Sergipe, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina. Em Ubatuba, recebe o apoio da Prefeitura Municipal.

Visite www.tamar.org.br

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.