Gastronomia Ubatuba

10º Festival Gastronômico de Ubatuba “Sabor Caiçara”

Tamoios News
10º Festival Gastronômico de Ubatuba “Sabor Caiçara” prestigia o Gengibre e terá inicio com a segunda edição da Feira Gastronômica no Centro de Convenções nos dias 25 e 26 de agosto
Fechando a temporada de inverno no Litoral, apaixonados pela culinária caiçara terão um bom motivo para visitar 36 restaurantes, bares, quiosques, cafés e padarias gourmets de Ubatuba entre os dias 25 de agosto e 16 de setembro.
Com participação confirmada pelas melhores casas de Ubatuba, cada estabelecimento incluirá em seu cardápio, com preço atraente e promocional, receitas com ingredientes tradicionalmente locais, como o gengibre (presente na maioria das receitas), mandioca, farinhas, palmito, banana, produtos orgânicos e, claro, os pescados e frutos do mar. Pratos orientais, carnes, doces e lanches também foram especialmente criados para o Festival.
Além desta saborosa ação nos estabelecimentos participantes, que se estenderá até o dia 16, a 2ª Feira Gastronômica acontecerá no Centro de Convenções entre os dias 25 e 26 de agosto, sábado e domingo, aberta ao público e com entrada franca, das 15h:00 às 21h:00.
O grande destaque da Feira será o Concurso de Receitas, onde os estabelecimentos participantes irão executar seus pratos em uma das cozinhas montadas no Centro de Convenções. As receitas serão avaliadas por quatro jurados e distribuídas em pequenas porções para degustação do público presente (porções limitadas).
Divididos em 10 categorias, estas receitas serão posteriormente premiadas ao final do Festival na segunda quinzena de setembro. A bancada julgadora será composta com quatro renomados Chefs.
O Restauranteur Italiano Sid Dionello, o Chef argentino Alejandro Peyrou, que comanda o Açougue Central do grupo D.O.M., Eduardo Vasconcelos proprietário de dezenas de restaurantes criados desde 1990 e o Chef Reinaldo de Oliveira, formado em Marketing, Hotelaria e Gastronomia e que tem passagem pelos principais restaurantes de cozinha oriental do país.
Estarão ainda na Feira, para exposição e venda, produtores da Rede Agroecológica de Ubatuba, pescadores, maricultores e as empresas parceiras apresentando seus produtos, além de cursos e palestras:

Cursos:
Sábado, dia 25/08
Cuesta Café – Barista – das 09h00 as 15h00 com meia hora de intervalo
Domingo, dia 26/08
Cuesta Café – Métodos – das 09h00 as 11h00
Cuesta Café – Drinks Gelados e Coldbrew – 13h00 as 15h00
*informações e inscrições – Hugo Nóbrega (14) 99824 0768

Ciclo de Palestras:
Sábado, dia 25/08
17h:00 – Il Tartufo – Chef Sid Dionello
18h:00 – A “Pegada” Ecológica da Maricultura – Lucas Navarro
19h:00 – Mais que um café especial, uma experiência! – Yuri Pinotti
Domingo, dia 26/08
17h:00 –  Produtos Agroecológicos e consumo responsável – Silvia Rojo Vega
18h:00 – Harmonização com vinhos para leigos – Stefan Massinger
19h:00 – Século XIX – Caipiras e Tropeiros em Ubatuba – Heyttor Barsalini

O “Sabor Caiçara” tem o objetivo de valorizar a pesca tradicional e os produtores locais, criando uma conexão direta entre o pescador/maricultor/agricultor e os chefs dos estabelecimentos, além de poder trabalhar com produtos frescos, incentivando a cadeia produtiva local.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.