Bronca do Internauta Ilhabela

Ilhabela: Moradores lamentam abandono do Centro de Reciclagem de lixo

Tamoios News

Imagens do Centro de Reciclagem e Triagem de lixo de Ilhabela, aparentemente, em completo abandono, estão causando muita indignação junto aos moradores da ilha. Nas redes sociais são inúmeras as reclamações pelo abandono do local.

Os internautas não estão entendendo o que está acontecendo por lá. O lixo, que deveria ser reciclado e gerar dinheiro para muitas famílias, como ocorre nas demais cidades, permanece amontoado no local.

O Tamoios News apurou, que a área do Centro de Reciclagem, que fica no bairro da Água Branca, conhecido como “Nega Malu”, nome da mulher que praticamente iniciou a reciclagem de lixo no município, por volta de 2001, pertence a prefeitura e era mantido por uma associação. O lixo reciclado gerava emprego e renda para cerca de 20 famílias.

Recentemente, segundo informações, as famílias que cuidavam do centro teriam sido  contratadas pela empresa que faz a limpeza da cidade. Desde o dia 11, deste mês, o lixo reciclado da cidade é coletado e praticamente abandonado lá. Não está sendo feita a triagem.

Comentam que nesta sexta(22) será feita a licitação, pela Prefeitura, no valor de R$ 2 milhões, para contratar uma empresa para fazer a coleta do lixo reciclado na ilha.

O Tamoios News solicitou informações da prefeitura sobre o abandono do Centro de Reciclagem e Triagem. A prefeitura pediu que encaminhássemos as fotos do local. Encaminhamos, mas até o fechamento da matéria não tivemos retorno.

O centro de triagem reduzia em 16% o lixo coletado na cidade que é encaminhado para um aterro particular no Vale do Paraíba, além de garantir o sustento de 20 famílias.

Nas redes sociais são inúmeras as críticas a prefeitura pela situação em que se encontra o centro de reciclagem. Muitos moradores reclamam ainda que continuam reciclando o lixo, mas que de que adianta reciclar se o lixo reciclado está virando lixo comum.

No face do Movimento Bandeira Verde, por exemplo, são centenas de lamentações. Therezinha Siqueira afirma que estão jogando no lixo o dinheiro que sustentava muitas famílias.

“Me dói o coração ver esse descaso. Estou indignada”, comentou ela, amiga da Nega Malu, mulher que iniciou o trabalho de reciclagem na ilha.

Elvira Giammusso explicou que lava e separa o lixo reciclável, mas que de uns tempos para cá o caminhão da prefeitura recolhe o lixo reciclável como se fosse o lixo comum. Mirian Zucarello afirmou que quando soube que não tinha mais a separação do lixo ficou muito decepcionada.

O internauta Hill Zam disse que trata-se de dinheiro e meio ambiente negligenciados e que a prefeitura deveria ser processada. Sidneia Santos, lamentou que não sabia e que continua reciclando tudo em sua casa. Lygia Pereira afirmou que lava, organiza e separa seu lixo, mas parece ser em vão.

 

 

 

 

 

5 Comentários

  • O prefeito gosta mesmo é de uma taxinha. Um dinheirinho. Ele gosta…ele adora…ele ama o dinheiro do turista. Cobra aí sr prefeito uma taxinha para o lixo

  • É muito triste ver estes políticos safados e pessoas que só pensam em seu próprio umbigo ,acabando com nosso litoral, estive no litoral norte em 2018 fui em várias praias de caraguatatuba,uba tuba, ilhabela e o que via era total descaso, com tanto lixo pelas praias e bairros dessas cidades e pior praias lindas em ilhabela com o comércio ferrenho, lotadas de pessoas e sem um banheiro sequer , pensem onde essas l pessoas iam fazer as coisas eu por exemplo tive que pegar o carro e ir até a praia do Julião em um restaurante para poder usar um banheiro conclusão , acabou de passeio para transtorno mas com certesa a maioria não se deu a esse trabalho , pois fato é o número de casos de virose no litoral em turistas, fora outros problemas como o pier da praia da feiticeira totalmente deteriorado, e outros problemas triste façam alguma pisa salvem o nosso litoral nós dependemos dele todos precisamos fazer a nossa parte , leve seu lixo com vi se não tiver lixeiras na praia não deixe ir para o mar ; não custa nada cuidar do que é nosso também.

  • E olha que recentemente o píer da praia grande passou por uma”reforma” que custou pouco mais de cem mil reais. O que fizeram foi apenas passar osmocolor nas madeiras. Usaram 4 latas, ao custo de quinhentos reais cada. Que vergonha!

  • O problema de algumas cooperativas estão nas suas gestões. Q não conseguem remunerar seus cooperados com o mínimo. Mesmo recebendo o material sem custo. Nós dono de reciclagem. Compramos o material, pagamos aluguéis, impostos, água e luz, custos trabalhistas, compramos e fazemos manutenções dos nossos equipamentos, transporte de resíduos e etc… As cooperativas tem tudo isso custeado pela prefeitura e nao conseguem pagar um salario minimo pra cada cooperado. Deviam dar mais valor pra nós empresários da reciclagem.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.