Caraguatatuba Educação

Estudantes do IF protestam contra radialista por críticas feitas a instituição

Tamoios News

Estudantes do IF(Instituo Federal) do Campus de Caraguatatuba farão um protesto na tarde desta sexta(26), por supostos ataques feitos contra a instituição pelo radialista J.R. Forlim, durante o programa Jornal Regional, na  Rádio Caraguá FM.

Além de uma passeata programada para às 18 horas desta sexta, os estudantes também divulgaram uma carta aberta à população e a imprensa valorizando o trabalho do IF, de seus administradores, professores, funcionários e alunos.

A Carta Aberta foi decidida em assembleia ocorrida no instituto na última quarta(24), que contou com a participação de 130 de seus alunos. A instituição deverá adotar as medidas judiciais contra a emissora.

O assunto ganhou destaque também na Assembleia Legislativa, onde o deputado Carlos Giannazi, após receber denúncia dos alunos da comunidade acadêmica, defendeu o IFSP Caraguatatuba, bem como, o trabalho cultural do professor Ricardo Plaza, um dos atacados pelo radialista.

Giannazi usou a tribuna por sete minutos para repudiar os ataques, segundo ele,  grosseiros feitos ao IFSP pelo radialista Forlim da Rádio Caraguá FM em diversos de seus programas neste mês de outubro.

Críticas

Segundo Maira Martins, representante do SINASEFE( Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica e Tecnológica) Seção São Paulo, coordenadora no IF de Caraguá, o radialista teria ofendido professores,  alunos e a própria instituição três dias seguidos, durante o programa.

Maíra elencou as opiniões do radialista que, segundo ela, foram vistas como ofensivas. Forlim teria afirmado que os estudantes saem burros e sem competência técnica e que o diploma não teria nenhuma validade; teria acusado servidores (professores, técnicos e direção) de mentir e esconder dados (lembrando que todos nossos dados são públicos e estão disponíveis pra consulta na Plataforma Nilo Peçanha); acusou um professor de pedir  voto para o PT em sala de aula; que  professores fazem “doutrinação ideológica”; e que,  toda a equipe finge que trabalha e ensina e mentem pra comunidade pra manter o emprego.

Caraguá FM

O Tamoios News não conseguiu falar com Forlim, segundo a emissora ele estaria em seu sítio no alto da serra e só deve retornar no domingo, para a cobertura do segundo  turno das eleições.

O diretor da emissora, Ricardo Mazzey, afirmou que, o radialista fez críticas ao IF, o que lhe é permitido pela lei de Liberdade de Expressão e que, se o IF se sentiu ofendido, que tome as medidas cabíveis.  Segundo ele, se houver ação na justiça, a emissora irá se defender.

“Ele, o Forlim, emitiu a opinião dele, fez críticas ao instituto, se a justiça entender que houve ofensa ou exagero, terá que arcar com as consequências. Isso tudo, no entanto, é a justiça que vai decidir. Sempre sofremos ações e nunca perdemos nenhuma delas”, disse Mazzey.

Carta Aberta

Tendo em vista os ataques que o Campus Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) vem sofrendo nas últimas semanas, que atingem toda comunidade acadêmica e o IFSP como um todo, estamos  nos reportando à população, à imprensa, às autoridades e aos demais interessados, com o intuito não só de nos defender, mas como de garantir o direito que possui a população de ter acesso às informações verdadeiras baseadas em dados e fatos.

O Campus Caraguatatuba do IFSP atua na região do Litoral Norte de São Paulo desde 2007, inicialmente como CEFET/SP e, a partir de dezembro de 2008, como campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP).

A princípio oferecendo à população cursos técnicos nas modalidades concomitantes e subsequentes, a partir de 2011 também passou a oferecer cursos de nível superior e, a partir de 2017, o curso de ensino médio integrado ao técnico e a pós-graduação lato sensu.

Hoje, o IFSP Campus Caraguatatuba oferece à população os cursos nas modalidades a saber: técnicos concomitantes e subsequentes (administração, aquicultura, edificações, informática para internet e meio ambiente); superiores (tecnólogo em análise e desenvolvimento de sistemas, tecnólogo em processos gerenciais, licenciatura em física, licenciatura em matemática e engenharia civil); técnico integrado ao ensino médio em informática e pós-graduação lato sensu em gestão financeira.

Atendemos, dentro dessas modalidades, cerca de 1200 estudantes do Litoral Norte Paulista e de outras regiões.

A atuação do Campus Caraguatatuba não se restringe somente em formar seus estudantes, mas também de beneficiar toda a comunidade caiçara, ofertando cursosde formação inicial e continuada nas mais diversas áreas e difundindo a educação, a ciência, a tecnologia e a cultura para toda a comunidade de seu entorno, em especial para as escolas municipais e estaduais de educação básica dos municípios de abrangência.

Os cursos superiores do Campus Caraguatatuba apresentam desempenho acadêmico compatível com os cursos das mais conceituadas universidades brasileiras, com inúmeros trabalhos e artigos aceitos em renomados congressos nacionais e internacionais e publicados em revistas acadêmicas bem conceituadas. Seus desempenhos no ENADE/MEC não são diferentes disso, tendo o curso de Processos Gerenciais obtido nota máxima (5), sendo que apenas 1,9% dos cursos do Brasil atingiram essa marca, e os demais cursos tendo obtido nota 4 (de 1 a 5).

Portanto, é imperativa a importância e o papel que o IFSP Campus Caraguatatuba têm no desenvolvimento de nossa região e também o papel social de incluir pessoas, criar novas perspectivas e transformar vidas por meio da educação.

Não podemos deixar de citar também a atuação dos mais de 600 campus dos Institutos Federais espalhados e interiorizados pelo Brasil, ofertando nos lugares mais remotos do país educação superior, básica, profissional e pluricurricular, inclusive  para pessoas que sequer sonharam um dia em ocupar um banco universitário. É importante dar destaque ao desempenho dos cursos de Ensino Médio Integrado ao Técnico, que obtiveram em 2016, na principal avaliação internacional da educação, o PISA (OCDE), desempenho superior à rede privada de ensino brasileira. É importante também considerar que, se a Rede Federal de Educação fosse um país, ocuparia a 11ª colocação dessa avaliação no mundo, sendo que o Brasil como um todo ocupa a 63ª posição no ranking mundial.

Os desempenhos de nossos alunos e a formação dos servidores dos Institutos Federais são fundamentais para atestar a relevância de cada campus instalado no Brasil. E também para provar que a educação pública gratuita e de qualidade em todos os níveis de ensino e para toda a população não é apenas uma aspiração, mas sim uma realidade que se materializa na Rede Federal de Ensino Brasileira.

 

Diante de todo o exposto de nosso campus e de toda a rede federal, repudiamos os ataques proferidos pela programação da Rádio Caraguá FM, por três manhãs neste mês de outubro de 2018. Foram utilizados, para tal, dados mentirosos, de fontes desconhecidas e acusações levianas e difamatórias à servidores no exercício de suas atividades educacionais, desrespeitando o trabalho sério e comprometido de toda a equipe de docentes e servidores técnico-administrativos do IFSP Campus Caraguatatuba, bem como, colocando em cheque a formação de excelência que os estudantes e egressos obtém em sua trajetória em nossa instituição.

Reforçamos o compromisso com a defesa da educação como promotora e difusora da ciência e da tecnologia e como ferramenta estimuladora do potencial crítico, criativo e transformador. Assinamos esta carta com o objetivo de explicar  nosso trabalho para a comunidade e para fazer uma solicitação aos órgãos gestores competentes do IFSP, que mantenham, por meio dos organismos representativos, a comunidade interessada informada acerca do andamento do processo judicial impetrado contra a citada emissora de rádio transmissão.

Diretório Acadêmico Jovem Eremias Delizoicov

Grêmio Estudantil do IFSP Campus Caraguatatuba

2 Comentários

  • Em nome desse difuso “direito a opinião” as pessoas se tornaram totalmente irresponsáveis, dizendo qualquer besteira que lhe vem na cabeça. Qual fonte Forlin se utilizou para afirmar que os estudantes do IF e de outros institutos e universidades federais saem mais burros do que entraram? Com base em quê? Opiniões desse naipe são apenas achismo barato que deveria ser banido do que chama de jornalismo. Claro que ele tem liberdade de “achar” o que ele quer baseado em seu preconceito medíocre, assim como todos nós temos a total liberdade de considera-lo um imbecil mal intencionado.

  • J. R Forlim não é jornalista. É um fascistóide que propaga discurso de ódio e fake news.
    Vendia remédio sem registrohttps://contraeverso.com.br/radialista-e-processado-por-remedio-sem-autorizacao-da-anvisa/ , divulga boato (fake news) irresponsavelmente sobre vereadores de Caraguatatuba: https://noticiasdaspraias.com/2023/05/05/mp-instaura-inquerito-para-apurar-suposta-corrupcao-passiva-por-parte-de-vereadores-de-caraguatatuba/
    Ou seja, esse sujeito não merece ser levado à sério.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.