Educação São Sebastião

FATEC procura parcerias para a construção de laboratório de produção

Tamoios News

O curso de Design de Equipamentos para Esportes Aquáticos visa colocar o Litoral Norte como referência com mão de obra qualificada

Por Vitória Rêgo

A FATEC (Faculdade de Tecnologia) quer ampliar as atividades no Centro Paula Souza em São Sebastião com a implementação de dois novos cursos: Gestão de Tecnologia da Informação e Design de Equipamentos para Esportes Aquáticos, uma grande oportunidade de transformar o Litoral Norte em referência mundial nesses equipamentos, formando mão de obra qualificada para empresas públicas e privadas. O curso de Design de Equipamentos para Esportes Aquáticos é voltado para desenvolvimento de novos equipamentos, envolvendo desde o projeto até a fabricação de pranchas de surf, kitesurf, stan-up padlle e windsurf entre outros.

Para esses cursos tecnológicos, o diretor responsável pela FATEC São Sebastião, Daniel Jung, prevê um laboratório de produção e aquisição de ferramentas e equipagens e uma reforma, com o custo em torno de R$700mil, que traria retornos à população, que atualmente enfrenta uma inacessibilidade a esses artigos esportivos. “O custo de uma quilha para um surfista chega a R$800 reais, devido ao fato de ser um produto importado e que poderia ser desenvolvido e produzido aqui”, afirma Jung.

A implementação necessita de aplicações da iniciativa privada, com empresas dispostas a financiar o projeto e estabelecer parcerias e também apoio do Poder Público, “um Tripé do desenvolvimento Tecnológico, Social e Educacional, uma possível união do plano Acadêmico, Poder Público e das Empresas, para um aproveitamento satisfatório na formação superior para população de todo Eixo Litoral”, apontou Jung.

Sobre a Fatec

A Faculdade hoje conta com os cursos Superiores de Tecnologia em Logística e Tecnologia em Gestão Empresarial e Gestão Portuária. Cada curso gera de 40 vagas por semestre e os vestibulares acontecem duas vezes por ano. O corpo docente é composto por 25 professores, em sua maioria Mestres e Doutores. Mais de 330 alunos já estão graduados, dos quais 60% já estão atuando na área, 36% fora da área, e apenas 4% não exercem atividade econômica.

Uma conquista desta unidade são os alunos aceitos em universidades internacionais como Coimbra, (Portugal) e outras instituições na América do Sul como Chile, Uruguai e Argentina; outros programas de mobilidade estudantil continuam em aberto e proporcionam oportunidades em diversos países.

A Fatec São Sebastião está localizada na Rua Ítalo Nascimento, 366 – Praia do Porto Grande, São Sebastião – SP

Para mais informações, acesse http://fatecsaosebastiao.edu.br/portal/ ou pelo telefone (12) 3892 3015.