Educação Ilhabela

Prefeitura fornece geladeiras movidas a energia solar às escolas que atendem Comunidades Tradicionais

Tamoios News
Praia do Bonete, em Ilhabela

São nove geladeiras e quatro freezers, adequados para funcionar por energia solar. Prefeitura investiu R$ 90 mil nos equipamentos

A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Educação, iniciou na última terça (18), na comunidade do Bonete, a entrega de eletrodomésticos especiais para as unidades escolares das Comunidades Tradicionais.

Trata-se de nove geladeiras e quatro freezers, que são adequados para funcionar por energia solar. No total foram investidos R$90 mil nos equipamentos.

“Todo o operacional das escolas das comunidades tradicionais é diferenciado da rotina que encontramos nas unidades urbanas, lá não existe energia elétrica, os equipamentos são ligados à energia gerada pelas placas solares. Essas não suportam a mesma carga, por isso buscamos atender essa demanda com aparelhos específicos e de qualidade”, declarou o prefeito Márcio Tenório.

Os equipamentos serão distribuídos da seguinte maneira: para o Bonete e Castelhanos (Lagoa), um refrigerador de 350 litros; duas escolas da Ilha de Búzios, Ilha de Vitória, Praia da Fome, Serraria, Ribeirão (Castelhanos) e Praia Mansa, irão receber refrigeradores de 334 litros; já os freezers de 142 litros serão encaminhados para as escolas do Ribeirão (Castelhanos), Ilha de Vitória, Praia da Fome e Guanxumas (Ilha de Búzios).

“A alimentação dos alunos dessas escolas é diferenciada, e um dos motivos é a falta de refrigeração por equipamentos adequados. Atualmente os alimentos armazenados nas escolas são refrigerados por geradores ou caixas térmicas com gelo. Além disso, a alimentação dessas comunidades tem itens como carne seca e linguiça calabresa defumada, que não necessitam de armazenamento refrigerado”, explicou a secretária de Educação, Yeda Lopes.

Nas próximas semanas serão realizadas todas as entregas, que dependem além de outras coisas, das condições do tempo e do mar favoráveis a navegação.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.