Caraguatatuba tradição

Santo Antônio, padroeiro de Caraguá

Tamoios News

Monumento foi instalado há mais de 60 anos

Por SalimBurihan

Nesta quarta(13), Caraguá comemora o dia de seu padroeiro, Santo Antônio. É feriado municipal na cidade.

A paróquia de Santo Antônio, segundo dados da igreja, teria surgido em 1663. A festa em homenagem ao padroeiro ocorre desde 1853.

A antiga igreja matriz, década de 40

A festa do padroeiro é mais antiga que a própria cidade, que comemorou 161anos, em abril último.

O monumento, que homenageia o santo Padroeiro, no alto do morro do Santo Antônio, surgiu em 1954.

Um dos incentivadores foi Wilson Lion de Araújo, da Companhia Vera Cruz, empresa que implantava vários loteamentos na cidade, entre eles, o bairro do Sumaré.

Foi de Araújo, a ideia de doar uma obra em homenagem ao santo padroeiro, para ser instalado no alto do morro do Engenho Velho, que após a instalação do monumento, passou a ser conhecido como morro do Santo Antônio.

Foi preciso abrir uma estrada até o local onde o monumento seria instalado. Ivan Ferreira Fonseca, que trabalhava na época na Companhia Vera Cruz (depois, durante muitos anos trabalhou na prefeitura, até se aposentar), foi quem coordenou os trabalhos de abertura da estrada até o alto do morro.

Ivan Fonseca coordena a abertura do acesso até o alto do morro

No dia da instalação do monumento foi feito uma procissão e uma missa no alto do Mirante de Santo Antonio. Um dos responsáveis foi o então prefeito Altamir Tibiriça Pimenta.

O antigo monumento, era bem simples e feito de concreto, era bem menor, que o atual e ficava mais a esquerda, olhando de frente para o morro. Tinha  cerca de 4 metros de altura, mas era muito visitado pelos fiéis.

O primeiro monumento instalado no alto do morro em 1954

Na época, chegaram a construir quiosque e mesas, para piqueniques ao seu redor. Na década de 80 e 90, o monumento passou a ser destruído por vândalos.

A cidade acabou ficando sem o monumento de seu padroeiro.

Hoje, no local onde ficava o antigo monumento, existe apenas uma imagem de Nossa Senhora da Aparecida, modelada em uma madeira.

Os católicos cobravam das autoridades locais a instalação de um novo monumento. Em 2008, a prefeitura decidiu investir na obra.

O então prefeito José pereira de Aguilar, investiu R$ 124 mil no monumento, que foi construído pelo artista Irineu Miglioni.

Aguilar também investiu na pavimentação do acesso até o alto do morro. O monumento, de 15 metros de altura, foi feito, tendo como modelo, a réplica de uma imagem de mais de 200 anos, cedida pela igreja.

O monumento é um dos locais mais visitados na cidade, principalmente, no Dia de Santo Antônio.

 

 

 

 

 

 

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.