Especial São Sebastião

Medina e Pupo são inspirações para jovens que sonham com o futuro em cima da prancha

Tamoios News
foto: Ivânio de Abreu/TN. Com o olhar na água o garoto se inspira nos surfistas da Elite Medina e Pupo

Por Ivânio de Abreu

Lucas Casemiro, 13 anos, morador do Sertão de Maresias, Costa Sul de São Sebastião, sonha em se tornar um surfista profissional e através do esporte ser um futuro campeão mundial. O garoto que faz parte do Instituto Medina, está no 8° ano do ensino fundamental, e gostou da oportunidade de ver seus ídolos de perto neste campeonato.

“É o primeiro campeonato que eu vejo em Maresias, é muito irado, acompanhar, ver os ídolos. Meu sonho é poder um dia entrar na elite mundial do surf do WCT”, diz o garoto que pratica o esporte desde os nove anos de idade, e que começou a competir a partir dos dez.

Outro jovem que sonha em se tornar surfista profissional é Igor Souza, 13 anos, “Fazer parte do Instituto é uma inspiração, é algo que o primeiro campeão mundial brasileiro construiu, agrega muito na minha vida. Meu sonho é ser campeão mundial”, diz Souza.

“Minha inspiração é Gabriel Medina e Pupo. Quero me tornar campeão mundial”, diz o pequeno Lucas Santos, 10 anos, que esta na 5° serie e sempre esta pegando ondas e imaginando um futuro diferente para sua vida.

Nas ondas Gabriel Medina é inspiração aos jovens

Andando pela praia durante o campeonato, não pude deixar de reparar, os olhos dos jovens concentrados em cada manobra que os competidores desenvolviam na água. De repente dois garotos correm em minha direção e me perguntam se eu não teria uma caneta para emprestar, pois, na mão, eles carregavam um pôster e estavam tentando conseguir autógrafos dos atletas.

Yan Roman, 12 anos, e Thiago Silva, 10 anos, estavam na praia durante o campeonato em busca de uma oportunidade para verem todos os surfistas, mas Yan garante que a preferência é por ver Gabriel Medina e Pupo, que são atletas locais. Para Thiago o campeonato, “é um grande exemplo aqui na comunidade, para você ver como os caras vão mandar a manobra, para quando a gente for surfar, tentar fazer igual”, confessa o garoto.

Ao perguntar o sonho dos dois à resposta foi unanime “ser surfista”, os jovens não fazem parte do Instituto Medina. O surfe na vida de Yan representa paz, “a gente se sente a vontade na água, adrenalina, é muito legal”, já para Thiago, “é uma oportunidade de novas amizades, divertimento, adrenalina de pegar aquela onda, ou aquele tubo”, conta o jovem.

Renan Rodrigues, 13 anos, faz parte do Instituto Medina e fala da sensação, “É como um peso, porque eu me sinto carregando o nome Medina nas costas, e isso para mim é um algo muito forte. Afinal, Gabriel Medina foi o primeiro campeão brasileiro mundial e isso é uma honra, uma oportunidade que muitos queriam estar no meu lugar, então dou muito valor”, diz Rodrigues.

O garoto sonha como todos, em ser um campeão mundial, mas se não conseguir já tem um objetivo de vida, “quero ser campeão mundial, mas se eu não conseguir, quero pelo menos chegar a competir o WCT, e viajar o mundo inteiro. Eu tenho como meta fazer faculdade, porque se não der certo no surfe, quero ser um fisioterapeuta, e num futuro se eu não for surfista profissional, fazer pelo Instituto o que eles fizeram por mim”, explicou o jovem.

Miguel Pupo fala sobre a nova geração

Miguel Pupo falou sobre a nova geração que sonha em seguir carreira no surfe, e acredita que os jovens podem conseguir muito, “é algo bem legal, ver a quantidade de crianças que estão iniciando no esporte, ainda mais com o Instituto do Gabriel, que foi superimportante para isso, ele virou referência nacional para todo mundo. Vejo que o futuro é promissor todos estão se dedicando bastante, vão chegar muito longe com certeza”, comenta Pupo.

De acordo com o prefeito Felipe Augusto (PMDB), “quando falamos em surfe, estamos nos referindo ao segundo maior esporte do mundo, que envolve o maior número de praticantes e hoje nos temos a capital do surfe que é Ubatuba, e estamos colocando Maresias de volta ao cenário do circuito mundial dessa modalidade”, confessa Felipe.

“O surfe agrega valor não só na questão turística, mas também na questão de cidadania, afinal de contas temos nomes de surfistas locais como Medina, Miguel Pupo que são referência na Elite mundial e para os nossos pequenos atletas que estão começando a sua carreira no surf sebastianense”, explica o prefeito.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.