Notícias Ubatuba

Nudismo é visto em praia de Ubatuba

Tamoios News
Foto: Divulgação

Por Raell Nunes

A prática de nudismo, ou naturalismo, foi avistada na Praia Mansa, em Ubatuba, nesse sábado (28), por moradores da região. Homens, mulheres, jovens e idosos estavam se banhando no mar e caminhando na areia sem vestes, expondo as partes íntimas.

Segundo populares, tudo indica que seja um grupo organizado fazendo uso da região para exercer o nudismo.

De acordo com a Prefeitura de Ubatuba, o órgão público não recebeu nenhuma denúncia relativa ao assunto. Conforme a Segurança Pública e Defesa Social da cidade, haverá intensificação para coibir a prática, pois não é permitido no município.

Entenda o caso – Desde o começo do ano, um grupo de naturalistas tenta, com algumas reuniões, implantar a prática de nudismo em Ubatuba. Inicialmente, pretende-se elaborar um projeto de lei para garantir a prática no município.

A praia em vista é a Mansa, que é selvagem, com vegetação preservada e 100 metros de extensão, mar verde, calmo e transparente, localizada ao lado sul da cidade. O acesso é feito por trilha ou barco.

O vereador Wellington de Moura (PMDB) diz que o gabinete está aberto a qualquer pessoa que tenha uma ideia, que depois deve ser debatida em equipe e avaliada pela opinião pública. “Não existe projeto de lei, não existe praia escolhida, não existe nada”, crava o legislador, que também exerce a função de 1° secretário da Casa de leis.

Contudo, Moura admite que fez uma reunião com os naturalistas e os mesmos solicitaram ao parlamentar a possibilidade de liberar uma praia para realizar o naturismo. “Porém, eu citei a eles que eu ia ouvir a opinião dos meus pares e a opinião pública”, esclarece.

A reportagem tentou contato com o legislador para mais esclarecimentos quanto à ação ocorrida na Praia Mansa no sábado, diante do fato que não há nenhuma lei que aprove a situação, mas não obteve retorno até o fechamento da edição.

A Prefeitura de Ubatuba, entretanto, informa que se a lei for elaborada, haverá uma análise por parte do Executivo. A Secretaria de Assuntos Jurídicos diz que a proposta para o nudismo na praia deve apresentar algumas restrições de acesso ao lugar. “Sendo assim, deve respeitar a dignidade das pessoas e ao pudor público”.

Segundo as normas da Federação Brasileira de Naturismo, fundada em 1988, não se pode praticar sexo em locais públicos, nem fotografar naturalistas sem permissão. Como entidade, o trabalho visa coordenar, defender, difundir e desenvolver a cultura e a prática do naturismo no Brasil.

14 Comentários

  • Não vi nada que possa ofender o pudor nessas fotos, vi crianças e adultos em plena harmonia e sintonia com a natureza. Agora, se é proibido fotografar sem permissão, quem tirou essas fotos? Pq foram publicadas?

  • Digo e repito, o público naturista é excelente, bons consumidores, famílias inteiras, alugam casas, organizam eventos, consomem em quiosques e restaurantes, discretos e sem badernas, diferente dos não naturistas. Não incomodam ninguém!

  • Somente aqui mesmo para ainda se escandalizarem com o naturismo/nudismo. Até nos EUA, que é um país puritano o naturismo é visto com bons olhos, seja pelos valores que prega ou seja pelo retorno financeiro que dá. Já passou da hora de São Paulo ter sua praia naturista.

  • Pelas fotos tudo indica que eram pessoas hordeiras e decentes. Pelo jeito não fizeram absolutamente nada de errado. Quanta celeuma pelo simples fatos dessas pessoas não estarem usando trajes de banho, que, aliás, muitas vezes se limitam a sungas sumárias ou biquínis fio dental.

  • Seria otimo que SP tivesse uma praia assim, se for em Ubatuba melhor ainda. Os naturistas do estado não teriam mais que ir pro Rio, Sta.Catarina, Bahia ou Paraiba, como sempre fizemos

  • Não acredito! Até a Bahia e Paraiba já aceitam praias nudistas, e São Paulo, o estado mais avançado não? Poxa! Avançado em quê? E depois vêm com demagogia, dizendo que são livres de tabus e preconceitos! Acorda, autoridades! A lei que proíbe o nudismo, enquadrando a prática como “atentado ao pudor público é de 1916, foi escrita há mais de 102 anos, e os que a escreveram estão todos mortos! São mortos ditando o comportamento dos vivos! Um absurdo!

  • Que bacana!
    Algumas praias do Brasil já tem espaço para o naturismo, como: Floripa, Bahia, RJ.

    Muito bom saber que Ubatuba está implantando isso, parabéns pelas fotos e reportagem 🙂
    Será bom para o comércio, para a comunidade local e também para as pessoas que praticam esta filosofia de vida.

  • UBATUBA COM CERCA DE 100 PRAIAS NÃO PODE SEPARAR UMA PARA O NATURISMO? OS NATURISTAS SÃO PESSOAS ORDEIRAS QUE RESPEITAM O MEIO AMBIENTE .RESPEITAM AS PESSOAS E TRAZEM RECEITA PARA A CIDADE.

  • Os naturistas paulistas lotam as praias em outros estados por falta de opção em São Paulo. Ubatuba só tem a lucrar. O espaço é próprio para a prática e aqueles que são contrários podem muito bem frequentar outras praias na cidade.

  • A praia naturista em Ubatuba é um presente para a cidade. Vai melhorar o comércio e a divulgação do turismo. Será a primeira praia naturista no estado, olha a honra do status e a nona no país.
    Foi aprovado recentemente na Câmara dos Deputados e agora vai para o Senado a aprovação da PL-7204/2017 que regulamenta a prática naturista no Brasil, .

  • Sem Sombra de Duvidas todos vão se beneficiar 20 mil naturistas cadastrados em SP, fora os adptos iniciantes e alem do proprio municipio e o estado de SP que tem de tudo e não tem uma praia NATURISTA oficializada então AUTORIDADES locais acordem !!

  • Hola, ah sim, naturismo. Roupas sumarias servem para mostrar estatus. Estar pelado nao se dira a classe social.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.