causa animal São Sebastião

Ambiental, GCM e Zoonoses resgatam sete cães que sofriam maus tratos em Juquehy

Tamoios News

Por Maria Jaislane

Uma denúncia feita por vizinhos, fez com que a Polícia Ambiental, Guarda Civil Municipal e agentes da Zoonoses de São Sebastião resgatassem na manhã desta sexta(15), sete cães, da raça pinscher,  que se encontravam em estado de abandono em Juquehy.

Assista ao vídeo e confira o local onde foram resgatados os animais:

A residência onde se encontravam os animais fica localizada na Rua Abelardo de Moraes, em Juquehy, na Costa Sul.

Os animais estavam na casa de José Roberto dos Santos, 59 anos. Ele teria fugido do local, antes da chegada das autoridades.

A casa estava fechada com cadeado. Os agentes tiveram que retirar uma das portas para adentrar o local e resgatar os cães.

A veterinária Dra Alessandra, da zoonoses, confirmou a situação de maus tratos,  devido o confinamento dos cachorros no cômodo e da situação insalubre em que se encontravam. Foi rompido um cadeado para adentrar o cômodo, sendo necessário a retirada dos materiais e do lixo para conseguir realizar o resgate dos animais.

Segundo informaram os vizinhos, Santos, além de abandonar os animais, também, os maltratava muito.

O resgate dos animais foi feito às 10 horas desta sexta(16), com o apoio da Polícia Ambiental, Guardas Civis Municipais (GCM), Controle de Animais da Zoonoses, o delegado da Polícia Civil, Dr. Alexandre Bertollini, titular do 2°DP, em Boiçucanga e a equipe da Regional da prefeitura de São Sebastião.

A casa estava fechada com cadeado. Os agentes tiveram que retirar uma das portas para adentrar o local e resgatar os cães.

A casa dele é uma espécie de depósito de reciclagem, com muita coisa espalhada pelo quintal. Havia muito lixo e até baratas espalhados pelo local.

Os animais estavam presos e no local havia baratas, ratos, fezes e colchões podres.

A equipe da Regional precisou usar até maquinário pesado para limpar o local, devido ao acúmulo de materiais. Nove caminhões de lixo foram retirados da casa de Santos.

Os sete cães foram recolhidos pela Zoonoses e depois que se recuperarem serão encaminhados para adoção.

Dois irmãos de Santos se encontravam no local, eles alegaram que o dono da casa tem problemas psicológicos e é alcoólatra.

“Há mais de dois anos meu irmão vem acumulando esses entulhos e lixos dentro da casa, trancou os cachorros e dois deles nasceu a pouco tempo lá dentro sem nenhum suporte, agradeço muito por terem vindo intervir, eu estava contando as horas para isso acontecer, ele é uma pessoa muito agressiva e nunca ouviu nossos conselhos”, relatou o irmão mais novo, Carmelino Dárino dos Santos, 51 anos.

Segundo o delegado Alexandre Bertollini, titular do 2°DP, em Boiçucanga, Santos será encaminhado para um centro de apoio ( CRAS), para tratamento. A Polícia Ambiental aplicou um auto de infração ambiental no valor de R$ 21 mil.

Equipe que fez o resgate dos animais em Juquehy

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.