causa animal Litoral Norte

Dez pinguins já foram resgatados nas praias do Litoral Norte

Tamoios News

No período do inverno é bastante comum a presença de um ilustre visitante nas praias do Litoral Norte. São os pinguins de Magalhães, que chegam da Patagônia e do sul do país, trazidos pelas correntes marinhas e em busca de alimentos. Chegam debilitados e por aqui, eles são recuperados pelo Instituto Argonauta e, depois de reabilitados, soltos no mar

Por Salim Burihan

O Instituto Argonauta trata de dez pinguins, dois deles chegaram, recentemente, recolhidos nas praias de Paúba e Maresias, em São Sebastião.

A maioria é da espécie pinguins de Magalhães (Spheniscus magellanicus) e chega até nossa região trazido do sul do país pelas correntes marinhas e em busca de alimentos.  Os animais são reabilitados e depois soltos ao mar. A soltura deles, no entanto, depende das condições do mar.

Para que os animais tenham mais chances de sobrevivência, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), de Cachoeira Paulista, colabora fornecendo imagens de satélite, que mostram a posição das correntes no Brasil,  permitindo definir melhor posicionamento para soltura, para que os pinguins tenham mais chances de deslocamento para o Sul.

“É importante ter as condições climáticas ideais para realizar a soltura dessas aves em alto mar, para que elas possam fazer a viagem de volta a seu habitat, na Patagônia Argentina – de onde migram anualmente, trazidas pelas correntes marítimas em busca de alimento”, afirmou o presidente do Instituto Argonauta, o oceanógrafo Hugo Gallo.

O Instituto Argonauta, que reabilita pinguins desde sua criação em 1998, orienta que ao encontrar um animal marinho debilitado, o ideal é não se aproximar, pois, dependendo da espécie, o mesmo pode se tornar agressivo caso se sinta ameaçado.