causa animal Ubatuba

Entidade de defesa animal denuncia envenenamento de animais em Ubatuba

Tamoios News

Um morador de Ubatuba, que atua na defesa da causa animal, ocupou a tribuna da Câmara, na terça(12), para denunciar o envenenamento de animais na cidade.

A denúncia foi feita por Carlos Rodolfo de Oliveira Rocha, que mora na região sul da cidade,onde teria ocorrido a maioria dos casos de violência contra os animais.

Rocha, em seu depoimento na tribuna, denunciou vários casos de violência contra animais, apontando casos de animais mortos cruelmente, por envenenamento em vários bairros.

“Perto da minha casa foram dois gatos envenenados e depois mais quatro. Somente na região onde moro foram registrados 20 casos nos últimos dias. No Parque Vivamar tem vários casos, Maranduba também tem, em todos os bairros há ocorrências.”, denunciou.

Rocha informou que, os grupos vinculados à causa estão programando campanha com faixas pela cidade para abordar a questão dos maus tratos até com a ajuda da OAB. Segundo ele, não há fiscalização e as barbaridades continuam.

Segundo ele,  2018  foi um bom ano para a causa animal. “Tivemos boas notícias, um ano favorável ao bem estar animal, com causas ganhas em Promotoria de Justiça, novas leis saídas dessa Casa. No entanto, há que atentarmos para a questão da segurança nos bairros onde tem sido grande o número de envenenamentos”, alertou. Ele cobrou ainda a criação de “novos serviços no Centro de Referência Animal, além da castração”.

Entramos em contato, através de e-mail, com duas entidades para confirmar a denúncia, a Alma Vira Lata e a Apasu(Associação Protetora de Animais da Região Sul). A ong Alma Vira Lata informou que, infelizmente, a denúncia procede. A Apasu não se manifestou até o fechamento da matéria.

Câmara

O presidente do Legislativo, vereador Silvinho Brandão (PSDB) deu razão ao munícipe quanto à otimização de serviços no Cento de Referência Animal e cobrou fiscalização, que cabe à Prefeitura. Segundo Brandão, os vereadores fizeram sua parte com as leis.

Prefeitura

A Vigilância em Saúde de Ubatuba encaminhou informações sobre o assunto. Informou que, ultimamente, não recebeu nenhum boletim de ocorrência sobre casos de envenenamento de animais na cidade.

Segundo a Vigilância em Saúde, o envenenamento de animais é crime e o munícipe deve registrar boletim de ocorrência junto à Polícia Civil, que pode fornecer dados mais detalhados sobre a frequência desses casos.

Já no caso de maus tratos de animais, a Vigilância em Saúde recebe a denúncia e encaminha para a veterinária para constatar se há maus tratos e, em situações mais extremas, recolhe o animal e autua o proprietário.

No caso de envenenamento, recebemos a comunicação via encaminhamento da delegacia de Polícia Civil, que envia cópia do boletim de ocorrência para a Vigilância.

Nesses casos, infelizmente em grande parte deles não há o que fazer porque o boletim chega já relatando que o animal foi vítima de envenenamento e foi a óbito.

A Vigilância informou ainda, que não realiza a parte de investigação. O que compete ao órgão é tirar o animal da situação de maus tratos. No caso de um animal envenenado, que ainda não morreu e está em sofrimento, não há como atuar porque não a Vigilância não realiza a investigação e nem tem atendimento clínico, não podendo socorrer o animal pois não faz clínica veterinária.

Ultimamente, a Vigilância não recebeu nenhum BO sobre envenenamento. A ação que a Vigilância em Saúde tem em relação a envenenamento é quando recebe alguma denúncia de estabelecimento que comercializa, por exemplo, chumbinho e outros venenos proibidos. Nesse caso, a partir de uma denúncia formal, vamos ao estabelecimento junto com a Polícia Ambiental e a Guarda Civil Metropolitana, apreendemos os produtos e atuamos o mesmo. As denúncias desse tipo podem ser encaminhadas ao telefone: (12) 3832-6810.

1 Comentário

  • Eu Heide Negrette, representante da APASUL, informo que fui buscar com as outras colaborados ninguém foi procurada por esse jornal cuja jornal Tamoios News mas a informação procede.

    Mais informações
    Heide Negrette
    WhatsApp (12) 996036994

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.