causa animal Ubatuba

Golfinho atacado por tubarão é resgatado por banhistas, mas não resiste e morre. Veja as fotos.

Tamoios News

 

A equipe do PMP-BS do Instituto Argonauta foi acionada sobre a ocorrência de uma baleia encalhada na Praia Grande, região central de Ubatuba, por volta das 14h desta sexta-feira (12). Logo após o acionamento, a equipe do Instituto, dirigiu-se ao local e constatou que se tratava de um Cachalote-pigmeu fêmea adulta (Kogia breviceps), na verdade um animal da família dos golfinhos, com 2, 82 metros e pesava cerca de 300 quilos.

Fotos;Instituto Argonauta

Foram prestados os primeiros socorros no local. O animal apresentava marcas de mordida de tubarão e outras escoriações com sangramento e em estado de choque. Ainda no local do encalhe foram aplicados medicamentos para controlar o choque, melhorar a respiração e para diminuir o stress”, afirmou a diretora do Instituto Argonauta, a
bióloga Carla Beatriz.


Junto com o Corpo de Bombeiros e voluntários foi possível colocar o animal na maca e depois no carro para conduzi-lo ao Cetas (Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres) do Instituto Argonauta, onde o animal recebeu o atendimento. Infelizmente não resistiu e entrou em choque novamente, vindo a óbito.
A equipe do Instituto Argonauta está realizando a necropsia e tentando identificar a possível causa do encalhe e da morte.

“Apesar do trânsito e das dificuldades de acesso em razão do feriado, agradecemos a todos que colaboraram na operação de resgate do animal, que ligaram acionando as equipes e em especial à equipe do Corpo de Bombeiros que preservou e isolou o local até a chegada da equipe de resgate e também ao vereador Wellington Moura pela ligação e demais turistas e moradores que nos ligaram. É importante sempre contar com a participação de todos para que possamos ter agilidade no atendimento dessas emergências, mas, infelizmente, mesmo com o pronto atendimento, todos os esforços e tentativas de reanimação, no fim constatamos o óbito do animal” afirmou ela.

A equipe do Instituto Argonauta orienta que ao encontrar um animal marinho debilitado, o ideal é não se aproximar, pois, dependendo da espécie, o mesmo pode se tornar agressivo caso se sinta ameaçado. Para ajudar nesse trabalho de encalhes de aves, mamíferos ou tartarugas marinhas ligue para o 0800-6423341 ou diretamente para o Instituto Argonauta:
(12)3833-4863
(12)3834-1382 (Aquário de Ubatuba)
(12) 38335753
(12) 99705-6506 – WhatsApp

Sobre o Instituto Argonauta
O Instituto Argonauta para a Conservação Costeira e Marinha é uma organização não governamental sem fins lucrativos fundada em 1998 pela diretoria do Aquário de Ubatuba e atua em projetos de resgate e reabilitação da fauna marinha, educação ambiental e resíduos sólidos no ambiente marinho, além de executar o Projeto de Monitoramento de Praias (PMP-BS) no litoral Norte de São Paulo.

Sobre o PMP-BS
O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Polo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama. Esse projet…

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.