causa animal São Sebastião

São Sebastião: Ação voluntária cuida de animais na aldeia guarani do Rio Silveiras

Tamoios News

Por Maria Jaislane

Uma campanha voluntária, envolvendo entidades protetoras de animais, amigos de bairros e veterinários, busca arrecadar alimentos e remédios, para cuidar dos animais que vivem na aldeia guarani do Rio Silveiras, em Boracéia, na costa sul de São Sebastião.

O objetivo é ajudar cerca de 150 animais, entre eles, gatos e cães, que vivem na aldeia. Os animais, segundo os participantes da campanha, vivem em condições deploráveis. 

A campanha iniciada por Renan Mazuchi e Larissa Reis, que moram na baixada santista acabou envolvendo veterinários e moradores de São Sebastião. 

“Confesso que a situação é muito pior do que eu esperava. Muitos animais necessitando de ajuda! Na verdade, vi pouquíssimos saudáveis. Muitos já em estado de caquexia, com muita sarna e alguns até com TVT (tumor venéreo transmissível), altamente contagioso!”, relata Renan Mazuchi. 

A SABU (Sociedade Amigos de Barra do Una) foi uma das entidades que aderiu à campanha. A Sabu irá ajudar com a quimioterapia de dois cães que estão com TVT (tumor venéreo transmissível) e também, na castração de animais. 

Rosana Lobo, diretora executiva da Sociedade Amigos e, protetora dos animais, também divulgou a campanha nas redes sociais, na página do Facebook da SABU PETS.

Foi criada uma “vaquinha online” para doação de ração e remédios. Segundo Mazuchi, muitos animais estão debilitados. Ele informou que  existem muitas cadelas amamentando filhotes, magras, desnutridas e provavelmente sem nutrientes o suficiente no leite

Segundo ele, a reserva não têm recursos para comprar ração e ou levar os animais ao veterinário. Segundo Rosana Lobo, da Sabu, a aldeia precisava há anos de uma ajuda como essa, em prol aos animais, sendo assim, ela adorou a iniciativa e apoia muito esta causa. 

“É lindo o que Renan e Larissa se propões a fazer. Vale muito a pena divulgar para que assim, mais pessoas possam também os ajudar. Há anos esses bichinhos estão precisando do olhar dos órgãos competentes, porém nada foi feito. E agora, pessoas que nem são dos municípios de Bertioga e nem de São Sebastião, abraçaram esta causa”, uma iniciativa muito legal, disse Rosana. 

O próximo passo da campanha é castrar gatos e cachorros. Quem quiser colaborar é só acessar o link http://vaka.me/sh6p7y 

O cacique Adolfo Timóteo que se encontrava nesta quinta(20), em Curitiba, no Paraná, disse que quando retornar à aldeia irá conferir o trabalho que está sendo feito pelos voluntários. A Funai afirmou que não tem conhecimento da situação dos animais da ladeia, que desconhece a ação voluntária e que nem foi consultada sobre a vaquinha online.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.