causa animal São Sebastião

São Sebastião: Arraias são encontradas mortas na Praia de Barequeçaba

Tamoios News

Duas arraias foram encontradas mortas, nesta quarta(12), na areia da Praia de Barequeçaba, em São Sebastião.

O Instituto Argonauta foi acionado, mas quando um de seus ambientalistas chegou ao local, as arraias já tinham sido enterradas na areia da praia.

Segundo a veterinária Juliana Yuri Saviollid, do instituto, como os peixes foram enterrados fica difícil apurar qual teria sido a causa da morte.

Ela disse que normalmente são acionados para resgatar peixes e aves feridos. Os animais são tratados e reintegrados aos seus habitats.

O Instituto Argonauta constatou que foi registrada a morte de outros peixes ou arraias nas demais praias da região.

Fotos: Traud Rennert

Segundo o presidente do Instituto Argonauta, Hugo Gallo, possivelmente, as duas arraias morreram devido a captura acidental.

“É comum a ocorrência de morte de arraias em pesca acidental, principalmente, em embarcações que praticam a pesca de arrasto”, comentou.

Arraias

Arraias ou raias como são conhecidos essa espécie de peixes são comuns na região. A arraias são peixes que só atacam quando ameaçados.

Normalmente, nesses casos, produzem ferimentos nos tornozelos ou nas panturrilhas. Isso é comum, quando alguém “pisa” em uma arraia enterrada na areia. As arraias são peixes cartilaginosos( Chondrichthyes) .

Muita gente desconhece, mas as arraias são peixes classificados na subclasse Elasmobranchii, a mesma dos tubarões.  As arraias são muito próximas dos tubarões, do ponto de vista filogenético, de tal forma que são incluídos na mesma subclasse.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.