Chuvas Litoral Norte

Após avaliação do Estado, Ubatuba e São Sebastião saem do “estado de alerta”

Tamoios News
Fotos: Divulgação

Prevenção e conscientização nas áreas de risco devem continuar

 


A equipe da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil (Cedec), juntamente com técnicos do Instituto Geológico (IG), estiveram nas cidades de Ubatuba e São Sebastião para vistoria nas áreas de risco dos municípios nessa terça-feira (27). Com o fim da época de chuvas, as duas cidades saíram do “estado de alerta”.

O oficial da Cedec, Capitão PM Walter Cabello Neto, o especialista ambiental do instituto geológico, Eduardo de Andrade, e o geógrafo Eduardo Schimid Braga acompanharam o coordenador da Defesa Civil de Ubatuba, Guaraçay dos Santos, a fim de avaliar se as medidas recomendadas pelos órgãos em visita anterior foram atendidas adequadamente.

Essa análise faz parte do cronograma da “Operação Chuvas de Verão”, realizada no Estado de São Paulo de 01 de dezembro de 2017 a 31 de março de 2018.  A iniciativa tem o propósito de preservar vidas e reduzir danos humanos, materiais e ambientais, principalmente no período de chuvas.

Os municípios são diariamente monitorados e assistidos pela Defesa Civil Estadual, que apoiam os agentes municipais responsáveis por operar os Planos Preventivos de Defesa Civil (PPDCs) – referentes a escorregamentos e inundações, com o objetivo de prevenir e minimizar os impactos associados aos eventos típicos do período chuvoso.

Com as fortes chuvas ocorridas no final de fevereiro, Ubatuba chegou a operar em estado de alerta, registrando 298 milímetros de chuva em um dia –  o que corresponde ao previsto para um mês.

Avaliação – Após a vistoria técnica, a equipe constatou que Ubatuba, agora, sai do estado de alerta caminha para o estado de atenção. O laudo confirmou que, a partir desta quarta-feira (28), as chuvas diminuem e poderão acontecer de forma rápida e isolada, mas sem grande potencial de transtornos. Entretanto, é preciso lembrar que esta classificação depende da quantidade de chuva registrada na cidade, e que existe a possibilidade de voltar a chover.

Andrade destacou a importância de conviver com o risco de forma consciente, incentivando a comunidade a perceber qualquer tipo de ameaça iminente.

O coordenador da Defesa Civil de Ubatuba afirmou que a equipe vai dar continuidade às ações de monitoramento e conscientização da população. “Nosso objetivo é deixar a população sempre bem informada, para que não seja surpreendida com os fenômenos da natureza. Por mais que o período de chuvas intensas termine no fim de março, estamos lidando com algo imprevisível e, desta maneira, a prevenção é o mais importante”, reforça o prefeito Délcio Sato (PSD).

Foto: André Santos/PMSS

São Sebastião – Os técnicos do Estado estiveram também em São Sebastião, para uma vistoria nos locais atingidos durante as chuvas e avaliar se os apontamentos feitos pela equipe estadual no dia seguinte às ocorrências haviam sido corrigidos.

A efetividade nas ações de controle, recuperação de áreas atingidas e união de esforços em todos os setores da Prefeitura sebastianense foram fatores fundamentais para que os técnicos do IG, e também da Casa Militar do Estado – onde funciona a Cedec – tomassem a decisão de retirar o município do chamado nível vigente de ‘Alerta’ para o estado de ‘Observação’ – dentro do Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC).

“A volta ao estado de observação deve-se ao fato de um conjunto de fatores, o que inclui as condições climáticas para os próximos dias e a constatação de que a cidade avançou e atendeu a todas as exigências feitas por nossas equipes quando estiveram aqui no mês passado. A administração está de parabéns, pois, fez a lição de casa corretamente”, enfatizou o capitão PM Walter Cabello Neto representante da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil.

O grupo também esteve no bairro do Itatinga, um dos mais atingidos com as fortes chuvas do mês passado. “Observamos que o município providenciou as obras de contenção daquelas rochas – que corriam o risco iminente de cair”, disse o técnico do IG, Eduardo de Andrade.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil Municipal, Ricardo dos Santos, o atendimento de todas as exigências é um feito inédito para a cidade. “Há muito tempo a cidade sofre com este tipo de problema, mas, nunca o município conseguiu atender as exigências feitas pelo Estado para estes casos. Um dos bons exemplos de efetividade foi a remoção das famílias na hora da crise e as obras de pequeno e média complexidade. Nós só temos a agradecer e nos orgulhar por estamos trabalhando em uma gestão comprometida e preocupada com a segurança da população e, principalmente, que não mede esforços para garantir a união dos setores quando o assunto é o atendimento em casos de emergências”, completou Santos.

Foto: André Santos/PMSS

Dicas:
Com as fortes chuvas , é importante tomar cuidado com os deslizamentos de terra, que causam desabamentos e soterramentos. Por conta disso, a Defesa Civil do Estado de São Paulo divulga algumas dicas para quem mora em morros ou encostas:

– Plante grama e capim nas encostas do terreno, pois as raízes penetram no solo e impedem o desmoronamento;

– Evite plantar bananeiras e árvores grandes como mangueira, mamoeiro, abacateiro, entre outras. Elas acumulam muita água no solo e podem provocar deslizamentos de terra;

– Evite também cortes e aterros nas encostas para não enfraquecer o terreno;

– Nunca construa próximo a barrancos. Quanto maior for a distância que você deixar, maior será a segurança para a sua moradia;

– Sabia que o lixo jogado nas encostas acumula água? Isso vai deixá-lo mais pesado e, se escorregar, vai arrastar o solo junto com ele;

– Nunca jogue água de pia, tanque ou chuveiro nas encostas. Além de ser errado e contaminar o solo, umedece a área e aumenta o risco de deslizamento. O melhor a fazer para a prevenção é instalar canaletas ou tubos para o escoamento dessas águas usadas;

Sinais que indicam que pode ocorrer um deslizamento
– Observe no terreno se árvores, postes ou muros estão com alguma inclinação anormal;
– Observe rachaduras, trincas ou saliências no chão ou nas paredes;
– Observe se o local tem água mais barrenta que o normal. Pode ter algum cano com vazamento e infiltrando-se pelo terreno;

O que fazer?
Em caso de deslizamento, é importante sair imediatamente do local e procurar abrigo em lugares seguros. Quando estiver a salvo, ligue para a Defesa Civil no 199.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.