Carnaval 2020 Cidades

Ilhabela mantém a tradição do “Banho da Dorotéia”

Tamoios News

Nesta terça (25), a programação de carnaval começa logo cedo, em Ilhabela, com a apuração dos blocos e escolas de samba, às 11h. As escolas de samba da ilha, desfilaram no domingo (23). Hoje, a atração é o Banho da Dorotéia, uma das manifestações carnavalescas mais antigas da Ilha.

Banho da Dorotéia

O evento acontece a partir das 13h que reúne moradores, veranistas e turistas numa animada folia pelo centro da Ilha e no pier da Vila.

O Banho da Dorotéia é uma das mais antigas manifestações carnavalescas do Litoral Norte, que com o passar dos anos foi sendo abandonada.

No  Banho da Dorotéia, os moradores se fantasiam de papel crepom, desfilam pelas ruas centrais e depois entram no mar, que fica colorido, devido a tinta que saí do papel crepom.

Essa tradição carnavalesca era comum na maioria das cidades da região, atualmente, sobrevive apenas em Ilhabela.

Em Ilhabela, o “Banho da Dorotéia” nasceu já quase 60 anos, originalmente chamado de Banho da Gerarda. Ganhou força em 1956 e saiu às ruas, com fantasias feitas de papel crepom, dando volta pela avenida e por fim, seus participantes caiam no mar, pulando do Pontão (Píer da Vila), colorindo o mar. Tradição que segue até os dias de hoje.

Foto cedida ao Tamoios News, pela Família Desmonts Silva, mostrando representantes da família no Banho da Dorotéia na década de 60, em Ilhabela.

 

E, a partir das 22h30, a premiação dos vencedores e o desfile das escolas campeãs, com o baile de rua na sequência.