Cidades São Sebastião

Agentes de trânsito aplicaram 1.413 autuações no feriado em São Sebastião

Tamoios News

A Prefeitura divulgou nesta quinta-feira (02), balanço da Virada de Ano em São Sebastião. O último levantamento realizado pela Secretaria de Turismo (SETUR), apontou que, a taxa de ocupação na rede hoteleira, durante as festas de fim de ano, atingiu 100% da capacidade nas três regiões da cidade: Costa Norte, Costa Sul e região Central.

Segundo a Polícia Militar, cerca de 300 mil pessoas optaram por passar o Réveillon nas praias de São Sebastião e não foi registrada nenhuma ocorrência na noite da virada. Oito pontos de queimas de fogos, com duração de aproximadamente 10 minutos, ocorreram na Enseada, São Francisco, Arrastão, Rua da Praia, Barequeçaba, Guaecá, Maresias, Boiçucanga e Barra do Una, num total de 8,5 toneladas de fogos de artifícios.

Nenhuma ocorrência grave foi registrada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). No último dia (30), 374 atendimentos foram feitos pela Unidade de Pronto Atendimento (UPA); dia (31), 257, e 1º de janeiro de 2020, 299 atendimentos. Uma média de 1000 atendimentos em três dias. Normalmente são 230 atendimentos diários.

Na Unidade de Pronto Atendimento de Boiçucanga, Costa Sul do município, no último dia (30), 466 passaram pela unidade, dia (31), 366 e 1º de janeiro de 2020, 428. Aproximadamente 1.300 atendimentos em 3 dias. Normalmente são 280 atendimentos diários. Segundo dados da Secretaria de Saúde, os atendimentos médicos na cidade aumentaram cerca de 45% neste período.

De acordo com dados da Secretaria de Segurança Urbana (SEGUR), por meio do Departamento de Trânsito (DETRAF), o reforço foi de oito agentes de trânsito, sendo quatro agentes diários para os festejos de fim de ano, no período de 28/12 a 01/01/2020. Foram atendidas mais de 100 denúncias, divididas entre Toque-toque Grande a Boracéia e foram registradas mais de 750 autuações. Além de suporte ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER), e a seis eventos de apoio e sinalização, entre eles, queima de fogos, shows e Corrida de São Miguel, em Juquehy. Com relação à região Central e Costa Norte, total de 1.413 autuações de trânsito, sendo as mais comuns, excesso de velocidade, falar ao celular e ultrapassagens proibidas. Segundo o DETRAF, nenhum acidente grave foi registrado durante a virada de ano em São Sebastião.

Segurança Pública

Durante este período, foram realizadas duas prisões por tráfico de drogas, uma captura de foragido da justiça e uma prisão em flagrante por violência doméstica. No último dia (24/12), houve um homicídio, e a Polícia Civil, já identificou os dois autores, sendo que um já está preso.

A Guarda Civil Municipal atendeu a 93 chamados, entre eles, uma ocorrência de averiguação de atitude suspeita, no último dia 30 de dezembro.

Coleta de Lixo

A frota de caminhões da coleta de lixo foi reforçada: de 14 para 27 veículos, sendo que 10 para limpeza de resíduos domésticos, três para resíduos volumosos e duas máquinas de limpeza de praias (Maresias e Centro). Investimento total de R$ 3,2 milhões. O armazenamento dos caminhões é de 19 e 13 metros cúbicos.

Segundo a Secretaria de Serviços Públicos (SESEP), a capacidade de recolhimento é de 250 toneladas ao dia. Atualmente são recolhidas 100 toneladas diariamente. No último dia (30), foram recolhidos 293 toneladas de lixo; dia (31), 233 toneladas e 1º de janeiro de 2020, até o momento, 149 toneladas de resíduos.