Cidades São Sebastião

Banhista é removido ao hospital após contato com água viva nas Cigarras, em São Sebastião

Tamoios News

Águas-vivas e caravelas continuam aparecendo nas praias da região. Na tarde deste domingo(29), um homem precisou ser socorrido pelo GBmar(Grupamento de Bombeiros Marítimos)  e pelo SAMU após manter contato com uma água viva na praia das Cigarras, em São Sebastião.

Após o atendimento na praia, o homem precisou ser encaminhado ao hospital da São Sebastião para ser medicado. Segundo informações, o homem teria sido medicado e liberado.

Este teria sido o único caso de acidente com água viva ou caravela ocorrido nas praias da região neste domingo(29). O GBmar também não tinha registrado nenhum caso de afogamento no Litoral Norte até às 17 horas deste domingo.

Na sexta(27), um jovem de 19 anos também precisou ser encaminhado ao UPA de Caraguatatuba após ter contato com uma água viva na praia de Martim de Sá.

Na quinta(26), três banhistas de Maresias precisaram de socorro médico após contato com águas vivas em Maresias.

O GBmar alerta aos banhistas que evitem o contato com água vivas ou caravela. Os banhistas, segundo o GBmar, devem manter distância desses animais na água e até mesmo, na areia da praia.

Alerta

Em Caraguatatuba, a prefeitura local decidiu emitir um alerta aos banhistas, por meio da Secretaria de Saúde, sobre a presença de águas vivas e orientar a população como proceder no caso de contato com esses animais.

 

Segundo a Secretaria de Saúde, ao ser queimado por uma água viva, a vítima deve lavar o local da pele atingido com água do mar, nunca com água doce. A água do mar deve ser jogada com abundância, pois ela facilita a retirada de eventuais tentáculos que estejam grudados na pele, que liberam mais substâncias e provocam mais dor.

No próximo passo, coloque vinagre na queimadura, pois este é o melhor produto para diminuir o efeito da substância na pele para atenuar a dor. Qualquer tipo de vinagre serve. Este deve ser puro, diluído em água e manipulado em compressas por uns 30 minutos.

Se a área for extensa, a vítima deve ser levada ao Pronto Atendimento mais próximo. Caraguatatuba conta com a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no Centro da cidade e o Pronto Atendimento Massaguaçu, localizado na UBS Massaguaçu na região norte.

A vítima também deve ser levada ao Pronto Atendimento se a dor estiver muito forte ou se observar sinais de alergia. É importante lembrar que algumas pessoas são alérgicas a substância emitida por águas vivas, o que pode causar, inclusive, o fechamento da glote por edema, podendo levar a risco de vida.