Caraguatatuba Cidades

Caraguá promove Campanha de Doação de Sangue no Hemocentro de São José

Tamoios News

Os doadores interessados na ação, poderão colaborar com o Hemocentro de São José dos Campos nos dias 7 e 14 de fevereiro de 2020. A finalidade da doação é abastecer o banco de sangue, uma vez que há uma elevação no número de acidentes de trânsito na época do carnaval.

Até o momento, foram preenchidas cinco vagas. Moradores de outras cidades do Litoral Norte interessados em participar da ação devem entrar em contato com a organização para ajustarem os horários e criar um método que ajude o doador a chegar à Caraguatatuba.

Os doadores terão três opções disponíveis para encontro na cidade. Um na região sul, outro na região norte e mais um no centro. O horário do encontro está previsto para as 6h, já que o atendimento no Hemocentro se inicia às 7h.

 Fabiana Nogueira, moradora de Caraguatatuba, é uma das organizadoras e alerta para algumas instruções e restrições para a doação. “É necessário que a pessoa esteja ciente e leia atentamente todas as prescrições”, completou.

Para esta campanha de janeiro, os interessados podem entrar em contato diretamente com os organizadores pelo telefone: (12) 99198-8701 (Fabiana Nogueira) ou (12) 99156-9674 (Rita Brugnerotti).

Todo o transporte e logística foram organizados pela Prefeitura de Caraguatatuba.

Além desta campanha, a Prefeitura de Caraguatatuba também já prevê uma mobilização para abril de 2020. A Secretaria de Saúde informa para a campanha de abril, que interessados devem entrar em contato pelo telefone 3897-2190 ou pelo whatsapp (12) 99709-7169 e tratar com Zaqueu.

 Confira algumas das condições básicas para doação:

Idade: entre 18 e 69 anos.
Estar com boa saúde (sem gripe, resfriado, diarreia ou alergias) e sem feridas ou machucados no corpo ou na boca.

Peso:
– Homens igual ou maior que 50 kg.
– Mulheres igual ou maior que 51 kg.
Intervalo entre as doações:
– Mulheres: 90 dias/ 3 doações por ano
– Homens: 60 dias/ 4 doações por ano

No dia da doação:

É obrigatório apresentar documento oficial com foto, preferencialmente o R.G, dormir bem (pelo menos 6 horas antes da doação); evitar o jejum; fazer refeições leves e não gordurosas; após refeições fartas, como o almoço e jantar, aguardar três horas para doação; evitar uso de bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas; ingerir bastante água antes e depois da doação; não fumar por no mínimo uma hora antes e uma hora após a doação, não praticar exercícios físicos exagerados e atividades perigosas (como subir em locais altos ou dirigir veículos em rodovias, etc).

Não pode doar:

Quem tem ou teve as seguintes doenças:
– Hepatite após os 11 anos de idade
– Diabetes tipo I e Diabetes tipo II insulinodependentes
– Lepra (Hanseníase)
– Doença de Chagas
– Malária (maleita)
– Portador do vírus HIV
– Câncer