Caraguatatuba Cidades

Caraguatatuba inaugura nesta quarta-feira(19) a UPA da Região Sul

Tamoios News
UPA Sul, no bairro do Perequê-Mirim será inaugurada nesta quarta(19), às 17 horas

A cidade de Caraguatatuba passa a contar a partir desta quarta-feira(19) com três unidades de pronto atendimento que atendem as regiões Norte, Centro e Sul do município, 24 horas.

A Prefeitura de Caraguatatuba inaugura nesta quarta-feira (19), a partir das 17h, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Região Sul para atendimentos de urgência e emergência no bairro Perequê-Mirim.

A UPA Sul funcionará diariamente e a expectativa é de que sejam atendidos em média cerca de 300 pacientes por dia ou 9 mil atendimentos/mês.

O espaço contará com dois médicos clínicos 24 horas, pediatra em esquema de 12 horas por dia e um médico emergencista 24 horas. A unidade contará ainda com oito leitos de observação adulto, dois leitos de observação infantil e um leito de isolamento.

Haverá também serviços de exames de raio-x e laboratoriais. O atendimento obedecerá a classificação de risco, o que significa que não será por ordem de chegada, mas sim por gravidade.

Além disso, a unidade contará com uma farmácia para os pacientes com funcionamento das 17h às 7h da manhã em dias úteis e 24 horas aos finais de semana e feriados. Estes horários foram definidos justamente para cobrir os horários em que as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) estão fechadas e o paciente não consegue sair da UPA para buscar medicamentos.

Segundo a Secretaria de Saúde, o objetivo é que o paciente já saia da unidade com os medicamentos em mãos para continuidade imediata do seu tratamento até a consulta com seu médico na UBS de referência.

Samu

Além da UPA 24 horas, a Região Sul ganha uma Base Descentralizada do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).

A base do SAMU, localizada ao lado da UPA SUL, que também será inaugurada no dia 19 de fevereiro (Foto: Divulgação / PMC)

A base do Samu está pronta com todas as suas dependências conforme rege a legislação. A equipe que ficará na base da UPA Sul é a USB 7A (Unidade de Suporte Básico de Vida que neste momento fica na base do Porto Novo). A equipe conta com técnico de enfermagem e condutor socorrista.

A estrutura da nova base conta com dormitório masculino, feminino, banheiro e cozinha. Além disso, no local tem garagem coberta para duas ambulâncias e ambiente para higienização das ambulâncias; expurgo para descarte e higienização de materiais.

As ocorrências registradas nesta região serão encaminhadas para UPA Sul, dependendo da complexidade e determinação da Central de Regulação Médica (CRO).

Serviço:

Unidade de Pronto Atendimento (UPA SUL): Rua José Geraldo Fernandes da Silva Filho, nº 297 – Perequê-Mirim