Cidades Ilhabela

Catamarã LS-05 começa a operar na travessia na próxima quinta(19)

Tamoios News

A prefeita de Ilhabela, Maria das Graças Ferreira, a Gracinha, anunciou nesta sexta-feira (13), a chegada do segundo Catamarã, o LS-05, que integrará o sistema de travessias de balsa do município. A embarcação deve começar a operar a partir do dia 19.

A travessia com catamarã teve início em janeiro deste ano. A Dersa pretendia começar a operação com dois catamarãs, as embarcações LS-02 e LS-04, mas a segunda estava em manutenção em Santa Catarina e não foi colocada na travessia. Agora, chegará a LS-05.

Prefeita reivindicava a segunda embarcação para agilizar a travessia dos moradores da Ilha

A entrega será realizada por uma comitiva formada pelo secretário estadual de transportes, João Octaviano Machado Neto, que será recebida pela prefeita Gracinha, na quinta-feira (19), às 11h. “A chegada do segundo catamarã (LS-05) era muito esperada, por toda a população de Ilhabela. Em diversas ocasiões solicitamos as autoridades estaduais uma solução para o sistema de travessias e as nossas reivindicações começaram a ser atendidas”, declarou a prefeita Maria das Graças Ferreira.

Para a secretária de Desenvolvimento Econômico e do Turismo, Bianca Colepicolo, a chegada da embarcação contribuirá com as ações que serão tomadas para a temporada de verão. “A chegada de mais um catamarã é essencial para a população e para os turistas que visitam o arquipélago e agrega nas ações para o plano verão”, explicou.

As dificuldades na travessia é algo recorrente e que vem gerando impacto negativo no turismo de Ilhabela, sobretudo devido às condições das embarcações e lentidão em função das imensas filas de veículos que tornam demorado o tempo de espera e travessia. A operação das embarcações de pedestres contribuirá para o aumento da capacidade de operação das balsas (veículos/hora), que atualmente, além de veículos, também transportam pedestres. “Há muito tempo Ilhabela espera esse segundo catamarã para operar na travessia de passageiros entre São Sebastião e Ilhabela, que até o momento contava com apenas uma embarcação que não atende à demanda, além de passar por sucessivas paralizações para manutenção”, destacou a prefeita.

Ações para o verão

Além da chegada do segundo catamarã, a prefeita assinou o decreto 7.789/2019 que proíbe a entrada e circulação de caminhões no arquipélago durante os finais de semana e feriados.  Desde que o decreto foi assinado, disciplinando a entrada de caminhões na cidade, contribuiu com a operação da travessia e, segundo a Dersa (responsável pelo serviço), ajudou na redução do tempo de espera da fila.

De acordo com a prefeita, mesmo com o resultado positivo, é necessário fazer o ajuste e por isso a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Turismo realizou reuniões com os espaços oficiais de eventos da cidade e entendeu as necessidades específicas desse setor.

A Administração também planeja a inclusão de uma linha de ônibus que atenderá a população e os turistas da Vila até a Praia do Curral na ida e na volta da Praia do Curral a Vila. A linha terá 32 paradas estratégicas, sendo 16 delas em cada um dos sentidos.

Outra ação, que visa colaborar com a mobilidade do município na alta temporada é das agências de turismo, com o aluguel de bicicletas a preços acessíveis, que irão operar com cerca de 300 bicicletas entre a balsa, Perequê e Vila.