Caraguatatuba Cidades

Cetesb visita obras de duplicação do trecho de serra da Tamoios

Tamoios News

Membros da Cetesb- Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, estiveram nas obras de duplicação do trecho de serra da Rodovia dos Tamoios na última quinta-feira (13). O grupo esteve na região para acompanhar o avanço das atividades e conhecer as tecnologias e soluções ambientais aplicadas na construção da nova pista.

Estiveram presentes Domenico Tremaroli- Diretor de Avaliação de Impactos, Rodrigo Passos- Gerente de Avaliação, Maria Teresa Almeida- Assistente Executiva e Maria Silvia Romitelli- Engenheira de Avaliação Ambiental. O grupo foi guiado por Robinson Ávila, Gerente de Engenharia da Tamoios e Adauto Machado, um dos engenheiros responsáveis pela obra.

A visita teve início no canteiro de obras do km 65, seguiu para as instalações do cable crane e se encerrou no encontro do túnel 5 com o viaduto 6, em Caraguatatuba.

Para Domenico, a obra se destaca em diferentes aspectos. “Essa é uma obra inovadora. Nos chamou a atenção pela extensão dos túneis e dos viadutos, pelo método construtivo e o uso do cable crane. Podemos testemunhar aqui o sucesso desse trabalho de licenciamento e o quanto ele repercute sobre os recursos naturais da região.”

Desde o início do projeto, a Cetesb exerce sua autoridade por meio da validação dos projetos e ações implantadas no empreendimento. O órgão também atua no acompanhamento dos programas ambientais desenvolvidos pela Concessionária.

O Assessor de Comunicação da Tamoios, Marcos Elia, também acompanhou a visita e destacou a importância de receber as autoridades. “As visitas e vistorias frequentes das autoridades nas obras e instalações da Tamoios são importantes, pois permitem que a empresa exerça sua transparência e que as Partes Interessadas estejam representadas.”

O Programa de Visita às Obras já recebeu mais de 1.500 visitantes desde o início de 2018.