Cidades São Sebastião

Comandante Wagner Goulart faz um balanço do trabalho realizado na Capitania dos Portos em São Sebastião

Tamoios News
Capitão de Mar e Guerra Wagner Goulart

Simone Rocha

Na data em que comemoramos o dia do Marinheiro, 13 de dezembro, o comandante Wagner Goulart de Souza, faz um balanço sobre sua atuação como delegado da Delegacia da Capitania dos Portos em São Sebastião.

Goulart de Souza deixará o cargo em janeiro do ano que vem, após comandar a Delegacia da Capitania dos Portos de São Sebastião, por determinação das regras da Marinha, que prevê que o posto seja ocupado pelo prazo de dois anos.

Wagner Goulart de Souza, tem 47 anos, é casado e tem uma filha. Formou-se na Escola Naval, em 1996 e desde então acumulou experiência no trabalho em diversos navios, como o Patrulha Guaporé, Corveta Júlio de Noronha, Fragata Rademaker e Navio de Desembarque de Carros de Combate Almirante Saboia, além de ter feito diversos cursos de carreira.

Antes de assumir o cargo de Delegado da Capitania dos Portos em São Sebastião, em janeiro de 2018, ele servia no Ministério da Defesa, em Brasília. “Foi um período de grande aprendizado e experiências, pois nunca havia servido na área de Segurança do Tráfego Aquaviário”, revela.

Goulart faz questão de destacar que o Porto de São Sebastião tem um grande potencial a ser explorado devido às suas condições naturais. Segundo ele, o trabalho de um delegado da Capitania dos Portos é bem amplo e abrange muitas tarefas, como cumprir e fazer cumprir a legislação, os atos e as normas nacionais e internacionais, que regulam os tráfegos marítimos, fluvial e lacustre; além de realizar inspeções navais e vistorias; entre outras.

“Também represento a Marinha do Brasil nos eventos ligados ao mar e sou o interlocutor da sociedade com a Marinha”, completa. Goulart ressalta como fruto da sua gestão o trabalho conjunto com as prefeituras de São Sebastião e Caraguatatuba.

Capitania dos Portos tem sido fundamental no apoio e na fiscalização do turismo náutico

“Fiz a ponte para que as prefeituras realizassem o ordenamento das praias, principalmente as mais movimentadas, com a instalação de boias de demarcação de áreas de banhistas e embarque e desembarque de passageiros de lanchas, pois esses procedimentos evitam acidentes.

Como delegado da Capitania dos Portos em São Sebastião, Goulart disse que procurou trabalhar em sintonia com a DERSA. “Avalio que houve uma melhoria, no ano de 2019, da travessia de balsas, o que foi fruto de um trabalho intenso e conjunto com esse órgão”, relata.

Agradecimentos

Capitão de Mar e Guerra Wagner Goulart

Para finalizar, o Comandante agradece a acolhida e o trabalho em conjunto, em especial às prefeituras de São Sebastião, Caraguatatuba, Ilhabela e Ubatuba.

“Ressalto também o apoio e trabalho da Sociedade dos Amigos da Marinha – SOAMAR. Também enalteço os trabalhos da Autoridade Portuária, da Gerência- Geral do Terminal Almirante Barroso e da Praticagem São Sebastião. No meio náutico agradeço todas as entidades náuticas de nossa jurisdição, em especial ao Ubatuba Iate Clube, Iate Clube de Barra do Una e Yacht Club Ilhabela. Agradeço, ainda, aos órgãos de imprensa e mídia em geral. Não poderia deixar de citar a minha tripulação, que tem o meu profundo agradecimento pelo profissionalismo demonstrado e concito-os a continuar nesta intensa labuta diária. E ao meu substituto desejo saúde e sorte na sua gestão, rogando para que Nosso Senhor dos Navegantes esteja sempre junto dele guarnecendo as maleguetas do timão da nossa briosa Delegacia e conduzindo-os por rumos seguros”.

Comandante Goulart revelou que após o dia 16 de janeiro de 2020, voltará a servir no Ministério da Defesa, em Brasília. “Meus planos para o futuro são de continuar honrando a nossa Pátria tendo o orgulho de servir à nossa Marinha invicta de Tamandaré”, finalizou.