Cidades Ilhabela

Comunidades Caiçaras isoladas impedem presença de turistas por causa do risco do Covid-19

Tamoios News
Foto: Jorge Mesquita

Considerada pelo respeitado jornal britânico “The Guardian”, como uma das dez praias mais bonitas do Brasil, a Praia do Bonete, que é habitada pela maior comunidade caiçara do município de Ilhabela, decidiu proibir a entra de turistas no local.

A medida foi tomada pelos moradores com o objetivo de evitar a propagação do Covid-19 entre os moradores mais idosos do local, que só pode ser acessado por trilha ou pelo mar.

Segundo informações, pousadas, campings, bares e restaurantes da praia estarão fechados por tempo indeterminado. Os moradores entendem que sem turistas não há riscos dos moradores contraírem o coronavírus.

Na Baia de Castelhanos, as duas associações do local, Amor Castelhanos e Castelhanos Vive, solicitaram à Fundação Florestal para que seja impedido o acesso dos turistas até a praia, também como medida para impedir que o coronavírus chegue aos moradores, a maioria, caiçaras.

Em Ilha Grande, em Angra dos Reis, moradores fizeram um bloqueio no mar para impedir que barcos com turistas atraquem em suas praias. O motivo é o mesmo das demais comunidades caiçaras de Ilhabela, impedir que os turistas levem o risco do oronavírus às comunidades de caiçaras.