Caraguatatuba Cidades

Confira como está funcionando o Sistema de Saúde de Caraguatatuba

Tamoios News

Embasada nas orientações da Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo e do Ministério da Saúde sobre o novo coronavírus (Covid-19) e preocupada com o grupo de risco, formado por idosos e pessoas com doenças crônicas, a Prefeitura de Caraguatatuba iniciou desde a semana passada medidas de prevenção para combater e retardar a transmissão do vírus.

Desde o início da semana, a Secretaria de Saúde de Caraguatatuba realiza diversas reuniões e capacitações para representantes de saúde, entre eles coordenadores, diretores e gerentes das unidades do município.

Em uma reunião realizada na terça-feira (17), as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) foram orientadas de que funcionarão normalmente, das 7h às 17h, para atender casos emergenciais.

Porém, todas as consultas e exames agendados da atenção básica serão cancelados, exceto gestantes e puérperas. Essas medidas foram adotadas para evitar aglomerações no local.

Outra orientação foi de que a UBS será a porta de entrada fundamental para combate ao novo coronavírus, bem como os Agentes Comunitários de Saúde (ACSs), que irão trabalhar com informações a população sobre o vírus.

Cada representante foi instruído a se adequar a situação e providenciar uma sala de triagem para atender o fluxo dos casos suspeitos de Covid-19. Cada UBS terá uma entrada separada para casos suspeitos de coronavírus e, se preciso, vai pra isolamento.

Consultas odontológicas marcadas com dentistas da atenção básica serão canceladas. Os dentistas das Unidades de Saúde e das escolas municipais também receberam instruçõesde como agir no combate a Covid-19. Todos irão dar apoio a UBS, para que o atendimento ao paciente doente seja rápido e seguro.

CEM/CEO

O Centro de Especialidades Médicas e Odontológicas (CEM/CEO), no Jardim Primavera, cancelou, via telefone, somente as consultas para idosos e pessoas com doenças crônicas, mas vai monitorar os pacientes e suas anomalias.

A medida foi tomada para diminuir a circulação de pessoas na unidade. Para atender as demais consultas e realizar outros serviços, o CEM/CEO irá permanecer com o mesmo horário de funcionamento.

Outros pacientes cancelaram as suas consultas, preocupados com os idosos. Alguns alegaram que não iriam até a unidade, porque tinham idosos, pais ou avós em casa e que se fossem até o local poderiam ser contaminados com o vírus e assim transmiti-lo a eles.

Todas as consultas oftalmológicas agendadas para pacientes idosos também foram canceladas. Essas precauções tomadas pelo CEM/CEO seguem rigorosamente as diretrizes do Ministério da Saúde.

No momento, além da preocupação com grupo de risco, que precisa estar em um isolamento social, dentro de casa, a Prefeitura de Caraguatatuba busca levar à população informações corretas sobre o vírus e os métodos prevenção.

Segundo a médica geriatra e coordenadora da Saúde do Idoso no município, Lidiane Sacardo de Souza, ficar em casa e não ter contato com outras pessoas é a melhor maneira de parar a transmissão do vírus. “Os idosos precisam ter a consciência de que neste momento o isolamento social é a melhor prevenção”.

A família ou o responsável deverá investir na educação continuada do idoso, além de orientar que ele deverá ficar em sua residência e que o vírus tem uma velocidade muito grande de contaminação. “O idoso tem o índice de mortalidade maior, por conta do seu sistema imunológico, é uma fisiologia muito difícil”, alertou a geriatra.

De acordo com a médica, a orientação da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) e do Ministério da Saúde é de que “devemos deixar os idosos cientes para evitarem aglomerações, além de não terem contatos com crianças, adolescentes e jovens”. “As crianças podem ter o vírus, mas não desenvolvem os sintomas, por esse motivo as aulas foram canceladas”, explicou.

A médica disse que essas orientações devem ser seguidas e aliadas a uma higiene respiratória, como o hábito de lavar as mãos, cobrir com o braço a tosse e espirro, utilização do álcool em gel, se for conversar com uma pessoa, pelo menos dois metros de distância. “A gente nunca sabe o que a outra pessoa tem por isso o melhor lugar que a pessoa pode estar é dentro de sua casa, com um convívio familiar”.

A médica disse que a imunidade do idoso é muito baixa. “Com orientações da SBGG, todas as consultas ambulatoriais para pessoas acima de 60 anos foram canceladas e postergadas, pelo menos nesses 15 primeiros dias para contar a disseminação”.

A geriatra falou o que idoso deve fazer se apresentar sintomas de gripe. “Ele deverá se manter em casa com medicação de gripe e muita hidratação, com higiene”. Os idosos com falta de ar e que apresentarem sintomas gripais foram orientados pela médica a procurarem uma unidade de saúde, de preferência durante o dia.

“Se a pessoa estiver com sintomas gripais sem falta de ar, não procure a unidade. Idosos devem evitar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), só em casos de urgência em uma crise durante a noite”, finalizou.