Cidades Geral

Formatos inclusivos proporcionam acesso de pessoas com deficiência à literatura

Tamoios News

Com o objetivo de proporcionar o acesso de pessoas com deficiência ao mundo da literatura, a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) está disponibilizando em seu site 13 obras literárias acessíveis no seu mais variado formato (libras, legenda, áudio, imagem e leitura simples).

A ação da SEDPcD, em parceria com o Centro de Tecnologia e Inovação (CTI) e a ONG Mais Diferenças, garante o acesso de todas as pessoas aos livros acessíveis, que possuem diversos recursos de acessibilidade, como narração e texto em português, audiodescrição e animação das imagens, tradução e interpretação em Libras e leitura fácil – que traz adequações em relação à linguagem, conteúdo e forma para ampliar a compreensão.

A Secretária Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Célia Leão, ressaltou a importância de uma iniciativa como esta. “É possível viajar por meio da leitura, conhecer um mundo novo, novas descobertas. Além de mais conhecimento e cultura, a boa leitura, dá asas à imaginação. Leitura é liberdade. Quando falamos em leitura acessível, garantimos que todos que queiram ler, leiam! Esse é mais um atendimento com respeito que o Governo de SP disponibiliza”, disse.

As obras, que podem ser acessadas no site http://www.pessoacomdeficiencia.sp.gov.br/livros-acessiveis/, contribuem com a equiparação de oportunidades e o fortalecimento das políticas, programas e projetos relativos aos direitos das pessoas com deficiência, com ênfase no acesso ao livro e à leitura, introduzindo a questão da acessibilidade e inclusão, de forma articulada e transversal.

A iniciativa prevê ainda a realização de oficinas de formação e sensibilização de profissionais da educação, cultura, assistência social, bibliotecários, mediadores de leitura e outros profissionais interessados às práticas acessíveis e inclusivas voltadas à leitura.

Livros disponíveis no site da SEDPcD:
“UMA NOVA AMIGA” de Lia Crespo;
“SEREI SEREIA?” de Kely de Castro;
“O DISCURSO DO URSO” de Julio Cortázar;
“O MENINO NO ESPELHO” de Fernando Sabino;
“A BOLSA AMARELA” de Lygia Bojunga;
“FRRITT FLACC” de Júlio Verne;
“BEM DO SEU TAMANHO” de Ana Maria Machado;
“SEI POR OUVIR DIZER” de Bartolomeu Campos de Queirós e Suppa;
“VOLTA AO MUNDO EM 80 DIAS” de Júlio Verne;
“PETER PAN” de J. M. Barrie;
“AS CORES NO MUNDO DE LÚCIA” de Jorge Fernando dos Santos;
“O MENINO AZUL” de Cecília Meireles e Lúcia Hiratsuka; e
“KAFKA E A BONECA VIAJANTE” de Jordi Sierra I Fabra.