Caraguatatuba Cidades

Homenagem da Sabesp retrata cultura caiçara no Porto Novo

Tamoios News

Painéis em muros e torre de reservatório fazem parte de revitalização de praça; estações da Companhia em Caraguatatuba têm ganhado novo colorido para coibir o vandalismo e valorizar a cultura local

A partir de agora, quem passar pela Ponte do Porto Novo, sentido Caraguatatuba-São Sebastião, será presenteado com uma bela homenagem que a Sabesp faz à comunidade pesqueira da região.

O reservatório na Praça Isaías de Souza, alvo de constante vandalismo por pichações, ganhou um colorido diferente nos muros e na torre, retratando a figura do pescador do rio Juqueriquerê, que tem da pesca a sua fonte de renda e alimento da família.

Seguindo planejamento da Companhia, a Sabesp Litoral Norte colocou como uma de suas metas a adoção de praças públicas nos municípios da região e o projeto-piloto iniciou-se em Caraguatatuba, onde está a sede da Superintendência.

A fim de valorizar a cultura local, a gerência da Companhia em Caraguatatuba escolheu um artista caiçara nato, que, com todo seu talento, deu vida aos muros da instalação da Sabesp no Porto Novo.

Artista Edson Macedo fortalece em seus traços a cultura caiçara

A arte, cujo tema é a história de Caraguatatuba, começou pelos muros externos, retratando o caiçara que vive à beira do Rio Juqueriquerê, sua pesca, seus costumes e tradições.

A antiga Vila de Caraguatatuba também ganhou uma linda homenagem e olhando para a “tela viva” ainda é possível reconhecer a Igreja Matriz de Santo Antônio, que ainda se mantém firme em sua fachada, na Praça Cândido Motta.

Edson Macedo da Costa, mais conhecido como Macedo, assina a obra. “A Sabesp não se contentaria com meras linhas. Havia uma intenção diferente, de criar um sentimento de pertencimento da comunidade. Fiquei empolgado em saber que a Sabesp possuía a intenção não somente de revitalizar um espaço, mas de agregar valor cultural à praça. Fizemos uma maquete e pensamos na figura do caiçara, daquele que numa passada de rede tinha o mantimento da semana, com os pés no chão, provendo o próprio sustento. Ouvi os moradores do entorno e a ideia foi representar esse orgulho caiçara que contribuirá para que essa comunidade seja a zeladora desse painel a céu aberto”, destacou Macedo.

Conforme explicou o gerente da Sabesp em Caraguatatuba, Pedro Rogério de Almeida Veiga, a ideia foi presentear a comunidade. “Tivemos uma experiência inicial na estação elevatória de esgoto do Barranco Alto, onde retratamos o ciclo da água e as aves de nossa mata atlântica. O espaço nunca mais foi vandalizado porque a comunidade recebeu esse presente e cuidou com muito carinho. Para esse novo projeto da Sabesp existe uma parceria com os municípios e começamos por Caraguatatuba. Estamos alinhados com o poder público, que aprovou o projeto, e adotamos essa praça nos aproximando cada dia mais da comunidade”, destacou Veiga.

O superintendente da Sabesp no Litoral Norte, Rui César Rodrigues Bueno, falou da importância desse reservatório, que agora se tornou um monumento. “O Porto Novo, mais precisamente o Rio Juqueriquerê, era o canal para exportação de toda a produção da antiga Fazenda dos Ingleses. O próximo passo é a revitalização de toda a praça. É a nossa história. É nossa missão preservar esse patrimônio e nossa maneira de presentear a população, valorizando cada caiçara ali representado”, finalizou o engenheiro.